Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centro de Defesa tem acesso negado mais uma vez em unidade socioeducativa de Porto Velho


Centro de Defesa tem acesso negado mais uma vez em unidade socioeducativa de Porto Velho - Gente de Opinião 

Pela segunda vez em um mês, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente “Maria dos Anjos”- Cedeca/RO teve o acesso negado em uma unidade socioeducativa, pela Secretaria de Estado de Justiça – Sejus, através de documento expedido que limita a entrada nas unidades. Desta vez, a negativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), na Unidade Masculina Sentenciados I, na Rua Rio de Janeiro, bairro Lagoa, em Porto Velho.

Apesar de estar composta pelos advogados, Vinicius Valentin Raduan Miguel e Aline Almeida, categoria que por lei tem garantido o acesso em unidades do sistema penitenciário e socioeducativo, além da representante Ana Karla Feitosa do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – Conedca, a comissão permaneceu por mais de duas horas na unidade, aguardando a liberação para inspecionar a unidade.

Somente após a convocação de representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados – OAB/Seccional Rondônia, Amadeu Machado e Natália Garzon Delboni e reunião com o coordenador Magno de Andrade Moura e do gerente Antonio Francisco Gomes da Silva, ambos da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente (C.A.A) da SEJUS, a entrada foi permitida aos dois advogados do Cedeca.

A negativa de acesso aos advogados nas unidades do sistema socioeducativo foi tema de audiência na ultima terça-feira (7), no Tribunal de Prerrogativas da OAB/Seccional Rondônia. Na sessão, a comissão aprovou por 15 votos favoráveis contra um contrário, a representação do Cedeca contra a restrição de acesso.

Projeto Fazendo a Diferença

A inspeção nas unidades tem o objetivo de resguardar a integridade físico-psíquica e a dignidade humana de adolescentes privados de liberdade. A ação faz parte das atividades do Projeto Fazendo a Diferença, que prevê o acompanhamento e monitoramento das unidades socioeducativas de internação de adolescentes, em Porto Velho.

O Projeto Fazendo a Diferença é desenvolvido pelo Cedeca com recursos do Fundo Brasil de Direitos Humanos, por meio do edital “Litigância estratégica, advocacia e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos”, com o apoio da Fundação Ford.

Mais sobre o Cedeca

O Cedeca Rondônia atua há 21 anos com ações de intervenção jurídico-social voltada para a promoção e garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes no estado. A instituição é associada à Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – Anced e integrante da Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Porto Velho.


Fonte: Rosiane Vargas

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)