Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Avança movimento de greve dos professores da Unir


Quem chegar desavisado ao campus da Universidade Federal de Rondônia não vai imaginar tratar-se de um campus universitário, tal qual a quantidade de lixo acumulado, aparência de abandono, com mato crescendo para todos os lados. È para melhorar esse clima caótico que professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) deflagraramAvança movimento de greve dos professores da Unir - Gente de Opinião greve por tempo indeterminado. A paralisação, deliberada em assembléia geral na última quarta-feira (14), tem como principal reivindicação melhorias estruturais no campus da universidade e a contratação de mais professores, segundo informou a liderança grevista.

Em carta aberta à sociedade, o comando de greve justifica o ato listando os problemas enfrentados por acadêmicos, professores e demais profissionais que atuam no campus. “As condições existentes são tão precárias que somos (professores e estudantes) obrigados a trazer água e papel higiênico de casa e a usar, para fins institucionais, nossos próprios meios de comunicação. Não há salas de trabalhos para docentes nem espaço para convivência ou mesmo acervo bibliográfico suficiente para a demanda atual”, explicam os líderes grevistas.

Nesta quinta os grevistas se reuniram para discutir e elaborar uma agenda comum que, dentre as atividades, prevê ato público em frente a reitoria da Unir (na Unir-Centro). “Vamos exigir do reitor que cumpra as reivindicações apresentadas”. O ato está previsto para esta sexta-feira (16), às 09h.

Como o campus da Unir, em Porto Velho, fica a 09,5 km do perímetro urbano, próximo ao lixão municipal, os professores reclamam do forte odor de lixo e da fumaça “tóxica” que invade o ambiente acadêmico quando há incineração de resíduos no lixão. “Essa fumaça, além de doenças respiratórias podem acarretar problemas na visão. Somando-se a esse problema, há o lixo acumulado na própria instituição. E mais, a endemia de malária e dengue, sem que haja serviço de pronto atendimento de saúde à comunidade universitária”.

As salas de aula também apresentam problemas. “Faltam, em algumas, refrigeração, iluminação e acústica, além da ausência de manutenção básica”. A falta de docentes e técnicos para suprir os cursos oferecidos acentua a crise enfrentada pela Unir. “Por isso exigimos da Reitoria, do Ministério da Educação, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, das bancadas parlamentares federal e estadual e dos governos estadual e municipal o imediato atendimento às reivindicações. A paralisação é por tempo indeterminado”.

Ainda na tarde de quarta-feira, o Comando de Greve elaborou e distribuiu carta aberta à população, ao reitor da Unir e aos professores, ao Sindicato Nacional dos Professores das universidade Federais, à classe estudantil e elaboraram a agenda do movimento.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)