Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assinatura Digital agiliza procedimentos no Judiciário de Rondônia



No dia 8 de novembro, a 2ª Vara de Família começou a utilizar, em fase de teste, o sistema de assinatura digital de expedientes. Após algumas modificações, o assinador digital, desenvolvido pela Coordenadoria de Informática - COINF/TJRO, foi aprovado.

O assinador de expedientes foi desenvolvido com o objetivo de atender à meta 10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), possibilitando a assinatura digital de documentos criados pelo módulo de expedientes. A 2ª Vara de Família foi adotada como Vara piloto para realização dos testes e as adaptações foram sugeridas pelos próprios usuários. Com as mudanças, as melhorias foram comprovadas e o assinador aprovado. O programa já está em pleno uso, não se assinando mais nenhum documento judicial de forma manual. Tudo é feito direto no sistema e assinado digitalmente.

O juiz titular da 2ª Vara de Família, João Adalberto Castro Alves, diz que com a implantação do sistema, não haverá possibilidade de fraude, já que qualquer pessoa pode verificar a legibilidade do processo, por meio do número do documento. Além disso, os esforços causados pela grande quantidade de documentos assinados diminuirá. "São centenas de documentos diariamente. Com o assinador digital, estamos cuidando da saúde e ao mesmo tempo acelerando o andamento dos processos", afirma o juiz.

De acordo com Jean Cordeiro, Analista de Sistema da Coordenadoria de Informática do Poder Judiciário (Coinf), a partir do dia 29 deste mês, todas as Varas, do estado inteiro, passam a ter acesso ao sistema. "Essa inovação aposenta o uso da caneta, agiliza todo o controle e expedição de documentos emitidos pela Vara e representa um marco para todas as Varas do estado, como modelo para os Tribunais de todo o País", finaliza.

Assinatura Digital

Desde o início de 2008, o sistema de assinatura digital faz parte da rotina do Tribunal de Justiça de Rondônia. A partir dessa data foi possível assinar digitalmente acórdãos e demais documentos resultantes das sessões de julgamento, permitindo a assinatura de documentos eletrônicos, como é o caso do Diário da Justiça.

A assinatura é feita por meio de um certificado digital e tem como principal vantagem a celeridade no andamento dos processos e a segurança na validação da assinatura. De acordo com dados da Coinf, até agora mais de 125 mil documentos já foram assinados digitalmente em primeiro grau e mais de 73 mil em segundo grau. Além da rapidez, a preocupação ecológica é destacável, pois não mais existe o trânsito de papéis.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)