Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Assinatura Digital agiliza procedimentos no Judiciário de Rondônia



No dia 8 de novembro, a 2ª Vara de Família começou a utilizar, em fase de teste, o sistema de assinatura digital de expedientes. Após algumas modificações, o assinador digital, desenvolvido pela Coordenadoria de Informática - COINF/TJRO, foi aprovado.

O assinador de expedientes foi desenvolvido com o objetivo de atender à meta 10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), possibilitando a assinatura digital de documentos criados pelo módulo de expedientes. A 2ª Vara de Família foi adotada como Vara piloto para realização dos testes e as adaptações foram sugeridas pelos próprios usuários. Com as mudanças, as melhorias foram comprovadas e o assinador aprovado. O programa já está em pleno uso, não se assinando mais nenhum documento judicial de forma manual. Tudo é feito direto no sistema e assinado digitalmente.

O juiz titular da 2ª Vara de Família, João Adalberto Castro Alves, diz que com a implantação do sistema, não haverá possibilidade de fraude, já que qualquer pessoa pode verificar a legibilidade do processo, por meio do número do documento. Além disso, os esforços causados pela grande quantidade de documentos assinados diminuirá. "São centenas de documentos diariamente. Com o assinador digital, estamos cuidando da saúde e ao mesmo tempo acelerando o andamento dos processos", afirma o juiz.

De acordo com Jean Cordeiro, Analista de Sistema da Coordenadoria de Informática do Poder Judiciário (Coinf), a partir do dia 29 deste mês, todas as Varas, do estado inteiro, passam a ter acesso ao sistema. "Essa inovação aposenta o uso da caneta, agiliza todo o controle e expedição de documentos emitidos pela Vara e representa um marco para todas as Varas do estado, como modelo para os Tribunais de todo o País", finaliza.

Assinatura Digital

Desde o início de 2008, o sistema de assinatura digital faz parte da rotina do Tribunal de Justiça de Rondônia. A partir dessa data foi possível assinar digitalmente acórdãos e demais documentos resultantes das sessões de julgamento, permitindo a assinatura de documentos eletrônicos, como é o caso do Diário da Justiça.

A assinatura é feita por meio de um certificado digital e tem como principal vantagem a celeridade no andamento dos processos e a segurança na validação da assinatura. De acordo com dados da Coinf, até agora mais de 125 mil documentos já foram assinados digitalmente em primeiro grau e mais de 73 mil em segundo grau. Além da rapidez, a preocupação ecológica é destacável, pois não mais existe o trânsito de papéis.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom