Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

VÍTIMA DE ROUBO APÓS 'SAIDINHA DE BANCO' AJUIZA AÇÃO CONTRA BANCO POR DESCUMPRIMENTO DE LEI MUNICIPAL E ESTADUAL



C. A. T. alega ter sido vítima de roubo após realizar saque no valor de R$10.000,00, em um caixa da agência de um Banco localizado na Avenida Jatuarana, em Porto Velho/RO.

Segundo a vítima, após realização do saque, pegou seu automóvel e ao se aproximar de sua residência, dois indivíduos, na posse de arma de fogo, lhe agrediram e levaram consigo todo o dinheiro que possuía.

Relatou que o Banco litigado não possui qualquer cabine de proteção visual, denominada “BIOMBOS”, em seus caixas, o que permite a visualização de toda operação bancária por terceiros mal intencionados.

O Estado de Rondônia, por meio da Lei nº 2.530, de 25 de julho de 2011, tornou obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços de instituições financeiras, dispondo em seu art. 2º, inciso V, a obrigatoriedade de instalação de biombos ou estrutura similar com altura de 2 (dois) metros entre a fila de espera e a bateria de caixas das agências, bem como na área dos terminais de autoatendimento”.

No mesmo sentido, a Lei Orgânica nº 1.877 de 19 de maio de 2010, do Município de Porto Velho/RO, prevê em seu art. 1º, § 2º, a obrigação de instalação de cabines de proteção visual, “fabricado com qualquer tipo de material opaco, que impossibilite que terceiros visualizem o procedimento financeiro executado entre o caixa e o cliente.”

Segundo o advogado Pitágoras Custódio Marinho, sócio da banca MARINHO ADVOGADOS ASSOCIADOS, já existe julgado do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em ação ajuizada contra Banco desta capital, em que já teria sido condenado ao pagamento de indenização por dano material e moral a uma família, em razão do falecimento de cliente vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), após saque realizado em uma agência que também não possuía a instalação de Biombos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)