Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Troque 01 parlamentar por 344 professores...


   
Por Nara Vargas*

Ainda recebendo muitas homenagens, pelo dia do mestre, os professores de todo o pais devem ter ficado um pouco mais felizes esta semana com a notícia do tal 14º salário. É o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que quer garantir o pagamento de mais um salário, aos professores que conseguirem melhorar a classificação e, conseqüentemente, subir de posição no Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), índice calculado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o projeto, isso vai melhorar a qualidade da escola. A idéia foi inspirada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que já instituiu a medida naquele estado.

O projeto já está sendo analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e prevê o benefício para professores de escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, dos estados e municípios que conseguirem elevar o Ideb de sua escola em pelo menos 50%. Se o projeto for aprovado, o professor deverá receber o pagamento desse salário-extra, seis meses depois da publicação do resultado da avaliação de desempenho.

Quando dei a notícia a uma colega professora, expliquei estes detalhes e ela com toda a esperança que lhe é peculiar disse: “ Eu sabia que não iria ser de graça, querem que eu produza mais ainda, para ter direito ao 14º ?”

Interessante é a justificativa do autor do projeto: “ Somente por meio da satisfação financeira dos educadores e do seu aperfeiçoamento profissional, o Brasil poderá dar o salto de qualidade que precisa para ingressar no seleto grupo de países que priorizam a educação e são aclamados como desenvolvidos".

Ou eu perdi alguma coisa ou mais uma vez estão querendo jogar a culpa da qualidade da nossa educação nas costas do miserável do professor ?

Desta forma sou obrigada a entrar na campanha do professor de física, de uma escola pública do ensino médio da Bahia, Marco Afra. Ele disse que tem vergonha de dizer que ganha um salário de R$ 650,00 e talvez por causa deste número, que, aliás, deixa qualquer um de miolo mole ao final do mês, o professor resolveu fazer a campanha “Troque um parlamentar por 344 professores”.

Segundo as contas do físico, que diz ser um idealista e que atualmente vê a profissão de professor como um trabalho social, “um parlamentar brasileiro custa para o país R$ 10,2 milhões por ano e são os parlamentares mais caros do mundo, custando ao país por baixo 688 professores com curso superior”.

Ou seja, o que se paga ( e somos nós contribuintes que sustentamos essa gente) a um parlamentar, daria para pagar 344 professores. Mas não se revoltem, amados mestres, pois vem aí o 14º salário. Como diz a galera: OÓÓÓÓÓÓÓ!

E não se surpreendam se aparecerem uns e outros, prefeitos ou governadores que não são simpatizantes da idéia do também professor Cristovan Buarque e que com certeza vão apelar para a lei de responsabilidade fiscal.

Fazer o quê, est la vie !!!

* É jornalista e professora.


Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)