Domingo, 12 de junho de 2016 - 05h02
"É preciso que todos saibam que agredir o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho é desproteger mais de 45 milhões de trabalhadores, vilipendiar cerca de dez milhões de desempregados, fechar os olhos para milhões de mutilados e revelar-se indiferente à população de trabalhadores e também de empregadores que acreditam na força da legislação trabalhista e em seu papel constitucional para o desenvolvimento do Brasil".
É, pois, hora de reagir, não podemos ficar aguardando que o Governo em exercício nomeie e demita Ministros, pois a crise e o desemprego agravam-se a cada minuto como reconhecido pelo Ministro da Fazenda a colocar a risco a própria democracia.
Afinal, como afirmava em 1891 o Papa Leão XIII:
“Do trabalho do homem nasce a riqueza das nações”.
E trabalho o homem não tem honra, alertava na década de 90 o compositor Gonzaguinha na voz do cantor Fagner. Portanto, o desmonte da Justiça do Trabalho e do Direito do Trabalho, como pretendem alguns, coloca em risco o sistema democrático e a honra daquele tem no trabalho o meio de subsistência.
É nesse quadro de grandes dificuldades que milhares de ações são ajuizadas na Justiça do Trabalho diariamente e mais que isso, por trabalhadores desempregados, sem que tenhamos condições de dá vazão a esse numero assustador de demandas porque tivemos de reduzir o horário de atendimento e da prática dos demais atos processuais como realização de audiências, em virtude dos inadmissíveis cortes no orçamento da num momento em que a bem da verdade precisa-se aumentar o atendimento.
É, pois, hora de reagir. Não podemos aguardar passivamente que a Justiça do Trabalho e o Direito do Trabalho sejam destruídos em consequência de uma crise para a qual não contribuíram.
[1]Desembargador do TRT da 24ª Região.
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço
O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans
A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência
Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos
Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”
Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu
Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C