Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

STF tirou de Moro o que não é de Moro


 Gente de Opinião

Estou estarrecido com algumas reações de coleguinhas acerca da decisão absolutamente técnica, totalmente correta da 2ª. Turma do STF que tirou de Moro o que não é de Moro.

Não fazia nenhum sentido um episódio que ocorreu em Atibaia, no estado de São Paulo ser analisado em Curitiba, no estado do Paraná, a mais de 400 km de distância.

Os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandovski e Gilmar Mendes colocaram o processo no caminho correto, de acordo com a constituição, o outro é que estava fora da legalidade.

Apesar disso, Merval Pereira do Globo e José Roberto Guzzo da Veja acenaram com nuvens negras. Merval ficou indignado, alegou que abre um "perigoso precedente", que pode ser o começo do fim da Lava Jato, deixando claro, com isso, que seus patrões não vão poupar os três mosqueteiros do STF nas próximas edições de seus jornais impressos e virtuais.

Gente de Opinião

Guzzo, então, foi além. Chamou os gendarmes. Afirmou que os três mosqueteiros, aos quais acrescentou Marco Aurélio Melo "são um convite permanente à intervenção militar – ou golpe, como se queira", copiando palavras do general que ameaçou o STF no julgamento do habeas corpus de Lula. Guzzo atacou os ministros legalistas: "Rasgam as leis. Agem abertamente a serviço de um partido político e de seu chefe. Servem a um projeto de tirania".

É intolerável ouvir de dois jornalistas, membros de uma profissão cujo lema sempre foi e sempre será a busca da verdade deturpações desse jaez acerca de tema tão fundamental para a democracia, que é o respeito à constituição, deliberado no mais alto patamar da Justiça brasileira.

Chamar militares para intervir no STF é um ataque frontal à democracia, que remete aos idos de 1964, quando os civis anti-Jango convidaram os generais e seus tanques para uma aventura que durou 20 anos, na qual brasileiros derramaram sangue, suor e lágrimas e não se cobriram de glórias.

Inscreva-se na TV 247 e assista ao comente

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Mais deputados para quê?

Mais deputados para quê?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)