Porto Velho (RO) sábado, 5 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Servir apenas a ele


Por Humberto Pinho da Silva
 

Há quem milite em partidos políticos, apenas para  alcançar prestigio, e o faça sem se preocupar com ideologias; e há, também, quem ande de Confissão em Confissão, religiosa, em busca de proveito próprio.

Não se pense que rondam apenas Igrejas  Evangélicas e seitas, porque a Igreja Católica, para Seu mal, é, igualmente, vitima de cobiça.

O Papa Francisco, na homilia que proferiu na capela da Casa de Santa Marta,  referiu-se a esse grave problema.

Eis palavras textuais de Sua Santidade: “ Algumas vezes fazemos coisas procurando fazer-nos ver um pouco. Procurando a vaidade. É perigosa, a vaidade, porque nos faz derrapar para o orgulho, a soberba, e depois tudo acaba ai. “

E prosseguiu:

“ Na Igreja há arrivistas, há muitos que usam a Igreja…Se gostas disso, vai para o Norte, e faz alpinismo, é saudável! Não venha para a Igreja para ser alpinista; Jesus vai reprovar estes arrivistas que procuram poder.”

Antigo abade da Igreja de Santo Ildefonso, no Porto, ao ser interpolado porque na sua Igreja e na sua missa, havia hipócritas, respondeu:

- A porta está aberta…até os cães podem entrar!…

Pastor evangélico, que conheci, afirmava, que seria sacerdote abençoado, se na sua Igreja houvesse um crente convicto e virtuoso.

Contou-me, certa ocasião, ao interrogar homem, que periodicamente vinha ao culto, porque não trazia a família, ouviu, estupefacto, esta resposta:

- Não querem…Eu venho, porque sempre levo  queijinho ou alimentos…

Estando em Roma, na Basílica de S.  António, a conversar com frade franciscano, este, disse-me, que determinada seita, convidaram-no para pastorear a congregação da sua terra natal. Como recusasse, por acreditar que a Igreja verdadeira era aquela onde fora criado, argumentaram:

- Por que o vencimento é pouco ?!…

Alguns sacerdotes buscam de preferência paróquias ricas e há pastores que mudam, facilmente, de denominação, se o ordenado for mais elevado.

Assemelham-se a jogadores de futebol, que defendem e juram, serem leais à camisola, enquanto não encontram clube que lhes dê maior vantagem.

Após a independências dos territórios ultramarinos, que pertenciam a Portugal, chegaram à Europa, muitas famílias, por razões políticas e de segurança.

Era difícil encontrar emprego, e a maioria não tinham recursos nem amigos.

Alguns jovens aproximaram-se de Igrejas, e decorrido semanas, declararam estarem disponíveis a estudarem, para serem sacerdotes, logo que conheceram que os pastores obtinham óptimos vencimentos.

Sei ,que quem se dedica, como sacerdote, à Igreja, tem direito a receber remuneração, que lhe permita viver decentemente, desde que não tenha  outros rendimentos; mas sei , igualmente, que o altar não é balcão de negociatas.

Há paróquias que remuneram de harmonia com o vencimento médio de professor do secundário. Atitude que me parece correcta.

Ideal seria as dioceses estabelecerem ordenado e manterem casa onde sacerdotes idosos possam repousar, e os mais jovens ficarem livres para prestarem assistência aos paroquianos.

Assim podem servir apenas a Ele, como disse o Papa Francisco: “ Sem vaidade, sem vontade de poder e sem desejo de dinheiro.”

Mais Sobre Opinião

Agora que a eleição acabou é hora de mostrar serviço

Agora que a eleição acabou é hora de mostrar serviço

Agora que as urnas tiveram a sua voz silenciada pelo término da contagem dos votos ali recolhidos na consulta popular de novembro – um trabalho, dig

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara

Sua Excelência a abstenção

Sua Excelência a abstenção

Independente de quem saía consagrado das urnas no segundo turno do pleito para a prefeitura de Porto Velho (Hildon Chaves ou Cristiane Lopes), certo