Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Segurança pública – uma questão de quê?


Segurança pública – uma questão de quê? - Gente de Opinião

Compreendo a preocupação do senador Marcos Rogério com o aumento da criminalidade em Rondônia - uma preocupação, aliás, que acredito não ser apenas dele, mas de toda a população, principalmente dos moradores de Porto Velho, há tempos aterrorizados com a onda de selvageria que campeia na cidade, colocando-a como recordista na modalidade entre todas as capitais brasileiras. 

Imaginava-se que, com a chegada do Cel. Marcos Rocha ao comando do Estado, houvesse um salto de qualidade nos serviços prestados à população. Afinal, ele veio da polícia militar, e foi secretário de Justiça no governo do hoje senador Confúcio Moura, mas, infelizmente, não é isso o que se tem visto. Quando o assunto é segurança pública, reconhecidamente, em Rondônia, a situação vai de mal a pior. 

Muitas são as causas da violência. Não quero aqui, contudo, debruçar-me sobre eventuais conceitos sociológicos para tentar esclarecer os motivos para tanta selvageria. Até porque não sou versado na matéria, tampouco especialista na área da segurança, porém, modestamente, não acredito que a origem do problema resida, por si só, na fome e na miséria, como sustentam alguns. Igualmente, considero justo jogar a culpa nos ombros das policiais (civil e militar). Isso seria, no mínimo, irresponsabilidade, além de evidenciar brutal falta de respeito para com esses profissionais. 

Não concordo, também, com quem reclama que o problema é a falta de leis, porque elas existem, e não são poucas, mas nem sempre são cumpridas. Justificar a carência de recursos financeiros não convence mais, exceto os bobos da corte, cuja capacidade de análise não vai além do próprio umbigo.   

Entendo que a impunidade ainda é o dínamo que impulsiona a violência, somada à ausência de políticas públicas e de uma estrutura capaz de imprimir maior velocidade na agilização e conclusão da ação penal, mas não posso deixar de realçar, jamais, que a desobediência às leis e aos mandamentos de Deus é a raiz de todos os males pelos quais passa a humanidade e, com isso, nos afasta de Suas bençãos, pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, Ele o rejeitou como rei (1 Samuel 15). Afinal, segurança pública é uma questão de quê?


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do “é dando que se recebe”

A política do “é dando que se recebe”

Ouvi, atentamente, os áudios de uma reunião fechada que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Velho entre vereadores e um representante do prefeito

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)