Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Rondônia debate implantar Câmera Setorial da Carne


Rondônia debate implantar Câmera Setorial da Carne - Gente de Opinião 
Vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da Fiero, Adélio Barofaldi
debate com empresários do setor a criação de Câmara Setorial da Carne

Principal item da pauta de exportação do agronegócio de Rondônia, a carne bovina poderá ter uma câmara setorial em breve. Reunião para debater este tema a medidas para melhoria da qualidade da carne foi realizada na Federação das Indústria de Rondônia (Fiero). Entre as sugestões apresentadas durante a reunião, estão a de se criar um selo de qualidade e a certificação das propriedades.

O vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da Fiero, Adélio Barofaldi, pontuou que o agronegócio é o maior patrimônio de Rondônia e essa reunião se reveste da maior importância, dado aos atores presentes e à disposição de todos envolvidos na cadeia da carne. “Acredito que todos aqui estão imbuídos dos mesmos propósitos, independentemente da posição que ocupa na cadeia produtiva e na industrialização da carne”, disse Barofaldi.

A reunião contou com a participação de representantes de 3 grandes frigoríficos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Federação do Comércio, Federação da Agricultura e `Pecuária, da empresa certificadora SBC; do Idaron; do Ministério da Agricultura, da Embrapa, do Instituo Federal de Rondônia (Ifro) e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), debateu ainda propostas para melhorar a produtividade do rebanho bovino de Rondônia e, consequentemente, melhorar o preço que os frigoríficos pagam pelo arroba.

Outro assunto de interesse tanto dos criadores quanto do Governo do Estado é quanto à possibilidade de criação de um selo verde, para agregar valor ao agronegócio de Rondônia. A base para este programa será a experiência vivenciada em Mato Grosso do Sul, onde também foi implantado os programas denominados ‘Selo Verde’ e ‘Novilho Precoce”. Neste último, o objetivo final é conseguir levar ao abate um boi de 24 meses pesando 22 arrobas.

O selo, segundo o presidente da Faperon, Hélio Dias, é o caminho para alcançar a melhor qualidade e também para ampliar a divulgação dos produtos com a marca Rondônia.

Especialistas da Embrapa e de uma empresa de certificação de propriedades também participaram da reunião, mostrando as boas práticas adotadas pelos produtores e pelo Governo do Mato Grosso do Sul.

Ao encerramento da reunião, Adélio Barofaldi enfatizou a importância de se conscientizar o produtor para aumentar a produção sem perder de vista a qualidade exigida pelo mercado. Adélio também disse que o que o produtor deseja é ter uma relação comercial transparente com os frigoríficos, “como esta conversa que estamos tendo nesta reunião. Não existe pecuarista sem frigorífico, mas também não existe frigorífico sem o pecuarista”, acentuou.

Ficou definido que no próximo encontro serão apresentados os nomes para compor a Câmera da Carne e para tratar dos assuntos relacionados à cadeia produtiva da carne em Rondônia.

Fonte: Ascom / Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governos que envergonham!

Governos que envergonham!

O jornalista e crítico social norte-americano Henry Louis Mencken, afirmou certa vez que “todo ser humano decente devia se envergonhar do governo q

Lembrai-vos do Iperon!

Lembrai-vos do Iperon!

O Ipam (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho) foi criado na administração do então prefeito Ch

A CPI do INSS

A CPI do INSS

O presidente Lula disse que o governo vai devolver o dinheiro que foi roubado das contas de aposentados e pensionistas do INSS. O presidente do INSS

O Ipam pede socorro!

O Ipam pede socorro!

Tramita na Câmara Municipal de Porto o Projeto de Lei Complementar nº. 10/25, de autoria do executivo municipal, propondo aumento de cargos e reajus

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)