Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Prova Soldado da Amazônia


 Prova Soldado da Amazônia - Gente de Opinião 

No contexto das comemorações do Dia do Soldado, a 17ª Companhia de Infantaria de Selva realizou, na guarnição de Porto Velho-RO, a segunda edição da Prova Soldado da Amazônia que consiste numa corrida com vários desafios ao longo de seu percurso, tais como subida em corda, tiro, natação, remo, troca de pneus, informática, decodificação de mensagens via radio, desminagem e peconha: atividades práticas, relacionadas com a atuação do militar em operações e no seu dia a dia.

Espírito de corpo, persistência, resistência, inteligência, raciocínio rápido e vigor físico foram algumas das características colocadas à prova nesta competição e que todas as oito equipes participantes bem souberam demonstrar. 

A Prova, sob coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, foi realizada no complexo da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, mais uma oportunidade de integração com a sociedade e com a história de Rondônia, história na qual o Exército está intrinsecamente presente. Foi justamente ali, nos galpões da Estrada de Ferro, que o Contingente Especial de Fronteira de Porto Velho se instalou inicialmente, nos idos de 1933.

Para a montagem desta competição, a 17ª Companhia de Infantaria de Selva, responsável pela montagem da prova, precisou fazer uma limpeza da área, retirando o volume de três caminhões de materiais diversos que estavam jogados pela Praça, tais como, copos e garrafas plásticas e de vidro, papéis, madeiras, entulhos e sujeiras de todos os tipos e tamanhos. Foi necessário, ainda, o corte da grama e limpeza de meios-fios. Ao final da competição, pode ser verificado que a Praça ficou mais limpa do que estava antes.

Participaram da competição as equipes do 17º Pelotão de Comunicações de Selva, do 17º Pelotão de Polícia do Exército, da Companhia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, da 17ª Base Logísitca e do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, organizações militares sediadas em Porto Velho, bem como as equipe do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Guajará Mirim-RO) e do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Rio Branco-AC), perfazendo um total de 64 militares.

Sagrou-se vencedora da Prova Soldado da Amazônia a equipe do 6º BIS, seguida pela equipe do 4º BIS e pela equipe da 17ª Cia Inf Sl.

Fonte:TC Alberto Ramos / foto: 17ª Companhia de Infantaria de Selva

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do “é dando que se recebe”

A política do “é dando que se recebe”

Ouvi, atentamente, os áudios de uma reunião fechada que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Velho entre vereadores e um representante do prefeito

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)