Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Profª russa critica Temer por tentar 'vender o Brasil' na ONU


Gente de Opinião

Da Agência Sputinik – A professora da Universidade das Relações Internacionais de Moscou (MGIMO, na sigla em russo) Lyudmila Okuneva, entrevistada pelo serviço russo da rádio Sputnik, fala da situação econômica do Brasil e do comportamento pouco razoável das suas autoridades.

Para falar da venda de infraestruturas, o atual presidente do Brasil escolheu um lugar pouco conveniente — ele discutirá esse assunto na próxima semana durante sua visita a Nova York no âmbito da 71ª sessão da ONU.

Okuneva sublinha que a Assembleia da ONU é um palco diferente por princípio, lá não se realizam vendas e compras: "Parece que as novas autoridades brasileiras não se dão conta aonde eles vão, na própria Assembleia Geral da ONU eles tentam oferecer mercadoria a preço razoável, isto jamais foi feito."

"Terminou um certo ciclo político e econômico no Brasil, as autoridades que estão no poder, representadas pelo presidente Temer, têm opiniões de direita, e tudo o que eles fazem — reformas neoliberais, redução do orçamento, redução brusca de programas sociais e este programa amplo de privatizações — mostra que o Brasil entrou em outra etapa de desenvolvimento", disse a professora ao serviço russo da radio Sputnik.

Entretanto, a professora frisa que o Brasil está em "círculo vicioso", por um lado o país vive em condições econômicas muito difíceis e precisa de investidores para recuperar, por outro lado, não há investidores que queiram contribuir para algo que aparentemente não promete lucro.

"Infelizmente, o modelo de desenvolvimento anterior [do governo de Dilma], que se destinava a aumentar a prosperidade, fracassou e chegaram outros tempos", destaca a historiadora.

Falando da possível participação das empresas russas na privatização das empresas brasileiras, a professora ressalta que, primeiro, a Rússia já tem laços econômicos com o Brasil e, segundo, tomando em conta a situação do país na área econômica isso parece pouco vantajoso.

A especialista assinala que as novas autoridades prometem muito à sociedade, mas suas ações mostram que uma vida melhor nunca chegará, porque a redução tão drástica dos programas sociais nunca poderá levar a qualquer mudança positiva.

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu

O Brasil pertence aos ricos

O Brasil pertence aos ricos

Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)