Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Por que abandonam a igreja?



Por Humberto Pinho da Silva

Eis a pergunta que crentes e sacerdotes interrogam, e não encontram resposta.

Será porque os cultos não são atrativos? Ou será que os ministros de Deus pregam com palavras, que saem da boca, mas não as sentem no coração?

Estando em Roma, a conversar com franciscano, que veraneava em Itália, este declarou-me: “O padre católico, alicerça as homilias com vocábulos vernáculos, recheadas de erudição”.

Podem ser belas, agradáveis ao ouvido dos cultos, mas incompreensíveis para o homem comum. Será, por isso, que o povo se afastou do templo e da doutrina de Cristo?

Ouço dizer, e com razão, que o melhor evangelista é o que pratica, o que diz acreditar.

Quem assim assevera, pensa que o abandono da prática religiosa deve-se ao facto de alguns pastores seguirem o conselho do famoso Frei Tomás, que escreveu na porta do gabinete:

“ Faz o que ele diz e não o que ele faz”.

Outros, queixam-se que os pais deixarem de rezar com os filhos, e as famílias já não são, como eram antigamente: cumpridoras dos seus deveres morais, o que esmorece a fé, mormente das crianças.

Sabemos – crentes ou não, – que a prática da doutrina de Jesus, viver o cristianismo é muito difícil, principalmente para jovens, que se julgam imortais.

Algumas vezes, também, escuto – que os nossos templos são “frios”.

Muitos gostariam de encontrar, na Igreja, refugio para a solidão. - os velhos para conviverem; os novos para conhecerem outros jovens.

As comunidades são grandes. Ao sacerdote é humanamente impossível ser omnipresente. A maioria dos fiéis permanece na Igreja, como solitário em ilha deserta, em pleno Pacifico.

Por último: há os que frequentam o templo para aproveitarem oportunidades… e  o mau exemplo só serve para desacreditar a Igreja.

Há, também, os que pensam: se a Igreja fosse mais “ maleável”; se plasmasse à vida moderna; se desse acesso ao sacerdócio à mulher; ou pelo menos, os padres fossem casados, tudo seria diferente.

Que seria diferente, acredito, mas se seria melhor, duvido: porque cristianismos não são: palavras, eventos, congressos, nem cerimónias, mas conduta para pautarem a vida.

Conduta difícil….até quase impossível, para muitos….mas modo de estar na vida, para se poder entrar na outra Vida.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O clima político que vem tomando conta do Brasil não reflete, ao contrário do que seria licito esperar, a discussão sadia e construtiva dos graves e

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) não é apenas uma questão de escolhas técnicas ou de mérito jurídico. É, também, um reflexo dos valores

Para além da matriz masculina

Para além da matriz masculina

Uma análise crítica da dominância masculina nas estruturas sociopolíticas e a necessidade de reequilibrar os princípios feminino e masculino Intro

Apurar é o melhor caminho

Apurar é o melhor caminho

Na semana passada, o vereador Thiago Tezzari (PSDB) foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma investigação do Ministério Público de Rondônia

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)