Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

PÁSCOA E EXPECTATIVAS


Dom Luiz Demétrio Valentini
Bispo de Jales (SP)

Não há como negar. Algumas situações estão saturando. Está na hora de ir em frente, de superar posturas obsoletas, de recuperar a normalidade política, e não obstruir os passos de quem quer avançar em busca de soluções.

As próprias manifestações de rua, já não são mais espontâneas, como se tenta divulgar. Como fruta carunchada, merecem sua destinação adequada.

Seria, de fato, uma teimosia desprovida de valor, insistir em propostas que supõem uma quebra da normalidade institucional.

O que se exige agora, o que se cobra com a força do bom senso, é que se executem as providências que precisam ser tomadas. E que não podem ficar amarradas umas às outras, de tal modo que o conjunto fique paralisado.

É salutar o funcionamento simultâneo de todas as instâncias de poder. Sem impedir que cada uma tenha o seu ritmo. Mas ao mesmo tempo se dê conta dos passos que as outras já estão dando.

Assim, o Executivo precisa atuar com agilidade, e com presteza, estancando eventuais sangrias de recursos, que precisam ser melhor direcionados.

O Congresso Nacional precisa agir com responsabilidade, deixando de lado, e execrando, certas posturas típicas de quem usa o poder para se projetar pessoalmente.

E o Judiciário acabou recebendo uma dose excepcional de situações a serem, o quanto antes, julgadas com presteza e isenção de ânimo.

Tudo isto precisa, também, ser acompanhado de perto pela população, que precisa ser melhor informada a respeito das questões complexas que se abateram sobre o país, na conjuntura atual em que vivemos.

Às vezes se diz que no Brasil tudo começa só depois do carnaval. Ele já passou, e desta vez nem serviu de referência para agendar os compromissos prioritários.

Mas agora chegou a Páscoa. Ela é uma festa muito mais carregada de consciência histórica do que o carnaval.  Ela traz um forte apelo para a renovação, e para a superação de velhas posturas, que só atrapalham a caminhada democrática da sociedade.

Desta vez, os votos de “feliz páscoa”, se traduzam em votos de energia e disposição, para juntos enfrentarmos a crise que acabou envolvendo de maneira simultânea o país inteiro.   

Vamos trabalhar, que o Brasil precisa da participação de todos!

Fonte: CNBB
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Para além da sociologia

Para além da sociologia

Os Limites da Análise de Roxana Kreimer e a Exigência de uma Matriz Antropológica IntegralAntónio da Cunha Duarte JustoResumoO presente artigo propõ

Marcos Rogério sai na frente na corrida pelo governo de Rondônia

Marcos Rogério sai na frente na corrida pelo governo de Rondônia

Começam a esboçar as primeiras pré-candidaturas ao governo de Rondônia. E quem deu o pontapé inicial na corrida pela sucessão do governador Marcos R

Brasil, próxima vítima dos EUA

Brasil, próxima vítima dos EUA

           A China é um país comunista e hoje tem um PIB que rivaliza com o dos Estados Unidos. Fala-se que a partir dos anos 2030/2035 os chineses

Deus não é cabo eleitoral

Deus não é cabo eleitoral

É comum candidatos aos mais diferentes cargos da República usarem o santo nome de Deus em suas aparições públicas e nos programas de propaganda elei

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)