Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO E O IMPACTO SOBRE A SAÚDE


OPINIÃO: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO E O IMPACTO SOBRE A SAÚDE  - Gente de OpiniãoQualquer programa que é feito no trânsito para prevenir acidentes deve ser continuado. Demora quase um ano para a população de uma cidade incorporar novos hábitos. Isto se tudo for fiscalizado, Guarda e PM na rua permanentemente. Com o tempo o pessoal cria o reflexo condicionado de parar na faixa de pedestre. Respeitar o sinal de trânsito. E não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. E também não usar o celular enquanto dirige.

Mas, demora. E o que salva mesmo é a continuidade firme da ação de governo. Vi noutros países bonecos, dentro de quiosque da Polícia, com cara e uniforme de gente de verdade. Um dia fica o boneco. No outro dia fica gente de carne e osso. O cidadão tem necessidade de ser fiscalizado. Ele reage positivamente em boa conduta se tiver certeza que tem alguém com apito e ficha à mão para multar. O que é uma pena, vez que existe a lei de trânsito a disposição de qualquer um. E também para se tirar a carteira de motorista faz-se teste e prova.

Então, há 90 dias o Prefeito Roberto Sobrinho, o Detran e eu lançamos conjuntamente um Programa de Transito e Saúde em Porto Velho. Houve redução de acidentes. E pode e deve reduzir ainda mais. No entanto, há necessidade de aumentar a fiscalização. Inclusive as barreiras eletrônicas, os radares móveis e outros procedimentos. Como o bafômetro.

No fim da picada quem ganha mesmo é o próprio cidadão. Que economiza vida e mantém a sua saúde integral. Porque, meu irmão, um acidente provoca na pessoa um prejuízo enorme, uma fratura nos ossos da perna ou coxa leva mais de ano para consolidar. E o gasto na saúde é incalculável.

Conclusão: vale a pena prevenir. Vale a pena fiscalizar.


Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A responsabilidade do voto

A responsabilidade do voto

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m

Um 2026 sem perspectivas!

Um 2026 sem perspectivas!

           O ano de 2026 já começou e parece que não vai trazer nenhuma esperança de melhoras para o Brasil, para Rondônia e muito menos para Porto

Trump e a tentação constantiniana

Trump e a tentação constantiniana

Um artigo recente publicado na plataforma InfoCatólica (1) afirmou que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria convocado um “Terceiro

A voz que não se apaga (1)

A voz que não se apaga (1)

Lisboa, dezembro de 2024. No Parque das Nações, onde a Expo outrora prometeu um mundo sem fronteiras, ergue-se agora um cubo de vidro fumado. Dent

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)