Porto Velho (RO) sábado, 5 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Todo o cuidado é pouco na internet


Por Humberto Pinho da Silva

Em meados dos anos noventa alertei para o perigo da Internet, e um leitor apelidou-me de retrógrado, declarando que pretendia vedar o aceso, à autoestrada do conhecimento, às crianças.

Nessa época, a Internet, era pouco conhecida e poucos tinham acesso ao computador. Mas se então podia ser nefasta para menores, agora o perigo é  muito maior, já que rara é a criança que não a utiliza em casa ou na escola.

Na infância o interesse do jovem inclina-se, principalmente, para jogos e Messenger, mas ao entrar na puberdade, muda de atitude.

Antes gostava de compartilhar as informações enviadas por coleguinhas; agora, adolescente, recusa revelar com quem troca opiniões.

Normalmente inicia-se por essa idade visita a sites impróprios, quer sob ponto de vista moral, quer por conterem incitamentos à revolta e racismo.

Nesses contactos, mesmo esporádicos, expõem-se, deixam rastos que permitem roubo de identidade e informações preciosas para envio de spans e actos ilícitos.

As redes sociais são, também – para os descuidados, – perigo permanente, pois permite contacto com “ amigos” desconhecidos, e troca de textos e imagens que nem sempre são desejáveis.

Diálogos com internautas, podem ser inconvenientes. Mal-intencionados, insinuam-se, mostrando-se compreensivos e conselheiros, para conquistarem a confiança e amizade dos jovens.

Em regras são descomplexados e abordam, com naturalidade, temas sexuais, descobrindo assim, tendências, hábitos, e ambiente familiar.

Se o adolescente fornece fotografia, número de telemóvel (celular), estabelecimento de ensino e locais que costuma frequentar, fica à mercê do interlocutor e torna-se presa fácil.

Estes cuidados, que recomendo a jovens, devem ser seguidos pela generalidade das pessoas, já que, sem excepção, todos somos mais expansivos nas relações pela Internet que nos encontros pessoais.

Mais Sobre Opinião

Eleição para a mesa diretora da Câmara – grupo dos 14 continua unido

Eleição para a mesa diretora da Câmara – grupo dos 14 continua unido

A escolha da futura mesa diretora da Câmara Municipal de Porto Velho acontecerá no dia 1 de janeiro do ano que vem, mas as articulações de vereadore

Agora que a eleição acabou é hora de mostrar serviço

Agora que a eleição acabou é hora de mostrar serviço

Agora que as urnas tiveram a sua voz silenciada pelo término da contagem dos votos ali recolhidos na consulta popular de novembro – um trabalho, dig

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara