Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: O desastre que a seca anuncia


 
O verão europeu caiu como uma espécie de apocalipse em cima da agricultura. A situação na Rússia se agravou com a devastação causada pelo fogo, aumentando o número de vítimas da pior seca dos últimos 130 anos. Curiosamente, além de impactar seriamente a agricultura russa, a seca fez o papel de “espiã” estrangeira, denunciando em Sarov, na Rússia central, um centro secreto de pesquisa nuclear.

Há registros de mortandade de pássaros: os animais sofrem com a falta de oxigênio no ar e com os gases tóxicos liberados pelo fogo. Um cenário que se repete em todos os lugares atingidos por uma seca rigorosa que a crendice popular atribuiu a castigos divinos e os cientistas tendem a atribuir ao descuido humano com o meio ambiente. Um “autocastigo”, portanto.

O trigo sofreu um impacto violento. A pior onda de calor em mais em um século pôs abaixo as culturas de grãos, além da Rússia, na Ucrânia e no Cazaquistão. Isso, por si só, tornaria o mercado altista em um mundo que vai apresentando elevação no número de famintos, abaixo da implacável lei da oferta da procura.

A grande elevação dos preços fará com que os consumidores dos países produtores se vejam pagando ainda mais caro por pães, biscoitos e outros produtos feitos com trigo. Mais até do que os consumidores dos países assolados pela seca. Pois, submetidos a condições de emergência, haverá nesses países uma aquisição subsidiada, exigência de pressão popular, enquanto nos países produtores, com salários arrochados, as leis do mercado funcionarão até que os governos intervenham e façam a necessária regulação para não prejudicar demais o mercado interno.

Além de derrubar a produção, portanto, a “Generala Seca” fez com o neoliberalismo e sua proposta de “Estado mínimo” o que o General Inverno fez com as tropas de Hitler e Napoleão quando pretenderam invadir a própria Rússia. Uma derrota irreversível.

Paladar animal – Os agricultores brasileiros veem boas perspectivas para nosso milho, pois o trigo na Europa é muito utilizado em rações para animais. O milho se apresenta como um bom substituto, nesse caso. Bicho não tem paladar tão apurado e exigente quanto o ser humano.

Mas o grande problema da seca é a velha história de que estamos no mesmo barco: se a violenta seca lá no hemisfério Norte é causada pelo acúmulo de práticas incorretas da atual conjuntura da produção mundial, um dia ela também vai bater aqui, no hemisfério Sul, com toda sua carga de violência destrutiva.

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Zezé di Camargo: É o amor!

Zezé di Camargo: É o amor!

O cantor sertanejo Mirosmar José de Camargo, mais conhecido como Zezé di Camargo, já emplacou muitos sucessos no Brasil cantando com o seu irmão Luc

Quando a crítica se torna «populismo»

Quando a crítica se torna «populismo»

Imigração, Democracia e a Crise da Honestidade política na EuropaO debate sobre imigração na Europa entrou numa fase preocupante. Não porque faltem da

Trump está andando e cagando para o Brasil

Trump está andando e cagando para o Brasil

Se você, por algum momento, ou por qualquer motivo, acreditou realmente que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alguma vez se preocupou c

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Uma herança maldita que o governo Rocha deixará para seu sucessor

Se você está entre aqueles que acham que o governo Marcos Rocha deu passos importantes na execução de programas e projetos que contribuíram de algum

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)