Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Milhões de dólares economizados em encontros


 
O marketing digital não necessariamente precisa estar diretamente ligado ao mundo online. Não entendeu? Eu explico. Ações bem feitas, através de redes e mídias sociais economizam em até 80% pesquisas e projetos tecnológicos de mercado comum.

São eventos ou campanhas que chegam a economizar milhões de dólares pelo simples fato de ter encontrado na opinião do consumidor a sua principal solução.

Temos como um bom exemplo a Campus Party, que é realizada anualmente em São Paulo. A festa leva como tema principal a confraternização entre blogueiros e internautas em geral. Só que, de pano de fundo, o que se percebe é o termômetro utilizado pelas empresas para saberem que rumo tomar no mercado da tecnologia.

A Telefônica, por exemplo, apostou nesta última edição. Para início de projeto, a empresa se comprometeu a oferecer conexão de internet à velocidade de 10Gbps, através de fibra óptica. O que é a grande meta da empresa para 2011. Chegar a 1 milhão de residências paulistas usando essa tecnologia.

A grande sacada, no entanto, veio com eventos que aos olhos comuns parecem simples, mas acabam fazendo com que o consumidor trabalhe para a melhoria do projeto desenvolvido.

Já no programa Iron Geek, a Telefônica selecionou o campuseiro mais apaixonado por tecnologia para passar três meses para a Espanha para trabalhar na Telefônica ID, empresa do grupo que é focada exclusivamente em inovação. Ou seja. A melhor cabeça entre milhares prestará serviço à empresa, achando que ganhou um prêmio. Fantástico não?

Os campuseiros ainda puderam conhecer e opinar sobre outros projetos da empresa, como participar de várias atividades, como palestras e programas tecnológicos interativos.

Esses programas, assim como as férias tecnológicas espalhadas pelo mundo, fazem do público alvo o seu norte. Se antes, experts em tecnologia ficavam presos em laboratórios e salas especiais, hoje, eles necessitam ir a campo para saber não do que o mercado precisa, mas o que o mercado quer. O que o consumidor pede.

E é por isso que eu sempre lembro. Quando montamos um planejamento estratégico com base em campanhas de links patrocinados e busca orgânica, também precisamos levar em consideração o conteúdo abordado no site da empresa e, principalmente, o quanto ele é relevante para quem vai acessa-lo ou solicita-lo.

Quanto mais próximo de seu público, mais seu investimento terá um retorno garantido. E isso deve ser feito de modo até simples, abrindo um link, um espaço em seu site, onde o internauta possa opinar, fazer críticas e dar sugestões de melhoria. Pois é afinando desta forma, milionária ou barata, que você conseguirá fazer com que sua empresa se mantenha viva e crescente no mundo digital.

O que pensa sobre o assunto?  Entre em meu blog e site e dê sua opinião: www.topgoogle.com.bre www.fabiogrinberg.com.br.

Fonte: Fábio Grinberg

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O clima político que vem tomando conta do Brasil não reflete, ao contrário do que seria licito esperar, a discussão sadia e construtiva dos graves e

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) não é apenas uma questão de escolhas técnicas ou de mérito jurídico. É, também, um reflexo dos valores

Para além da matriz masculina

Para além da matriz masculina

Uma análise crítica da dominância masculina nas estruturas sociopolíticas e a necessidade de reequilibrar os princípios feminino e masculino Intro

Apurar é o melhor caminho

Apurar é o melhor caminho

Na semana passada, o vereador Thiago Tezzari (PSDB) foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma investigação do Ministério Público de Rondônia

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)