Sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011 - 06h34
O marketing digital não necessariamente precisa estar diretamente ligado ao mundo online. Não entendeu? Eu explico. Ações bem feitas, através de redes e mídias sociais economizam em até 80% pesquisas e projetos tecnológicos de mercado comum.
São eventos ou campanhas que chegam a economizar milhões de dólares pelo simples fato de ter encontrado na opinião do consumidor a sua principal solução.
Temos como um bom exemplo a Campus Party, que é realizada anualmente em São Paulo. A festa leva como tema principal a confraternização entre blogueiros e internautas em geral. Só que, de pano de fundo, o que se percebe é o termômetro utilizado pelas empresas para saberem que rumo tomar no mercado da tecnologia.
A Telefônica, por exemplo, apostou nesta última edição. Para início de projeto, a empresa se comprometeu a oferecer conexão de internet à velocidade de 10Gbps, através de fibra óptica. O que é a grande meta da empresa para 2011. Chegar a 1 milhão de residências paulistas usando essa tecnologia.
A grande sacada, no entanto, veio com eventos que aos olhos comuns parecem simples, mas acabam fazendo com que o consumidor trabalhe para a melhoria do projeto desenvolvido.
Já no programa Iron Geek, a Telefônica selecionou o campuseiro mais apaixonado por tecnologia para passar três meses para a Espanha para trabalhar na Telefônica ID, empresa do grupo que é focada exclusivamente em inovação. Ou seja. A melhor cabeça entre milhares prestará serviço à empresa, achando que ganhou um prêmio. Fantástico não?
Os campuseiros ainda puderam conhecer e opinar sobre outros projetos da empresa, como participar de várias atividades, como palestras e programas tecnológicos interativos.
Esses programas, assim como as férias tecnológicas espalhadas pelo mundo, fazem do público alvo o seu norte. Se antes, experts em tecnologia ficavam presos em laboratórios e salas especiais, hoje, eles necessitam ir a campo para saber não do que o mercado precisa, mas o que o mercado quer. O que o consumidor pede.
E é por isso que eu sempre lembro. Quando montamos um planejamento estratégico com base em campanhas de links patrocinados e busca orgânica, também precisamos levar em consideração o conteúdo abordado no site da empresa e, principalmente, o quanto ele é relevante para quem vai acessa-lo ou solicita-lo.
Quanto mais próximo de seu público, mais seu investimento terá um retorno garantido. E isso deve ser feito de modo até simples, abrindo um link, um espaço em seu site, onde o internauta possa opinar, fazer críticas e dar sugestões de melhoria. Pois é afinando desta forma, milionária ou barata, que você conseguirá fazer com que sua empresa se mantenha viva e crescente no mundo digital.
O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e site e dê sua opinião: www.topgoogle.com.bre www.fabiogrinberg.com.br.
Fonte: Fábio Grinberg
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista, data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Extrema-direita, minha paixão!
No próximo ano haverá eleições. E eu quero me candidatar a um cargo político. Não interessa qual. Vou procurar um partido qualquer para que

Prisão preventiva: o erro judiciário que custou a vida de uma jovem
Recentemente, foi noticiada a morte de Damaris Vitória Kremer da Rosa, de 26 anos, por câncer de colo do útero, dois meses após ter sido absolvida d

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe
A catástrofe da violência no Rio de Janeiro produziu efeito no Congresso Nacional, como costumeiramente acontece, após a megaoperação policial que d
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)