Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: Jornalista tem que ter diploma sim


Por 65 votos a sete, o plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (30), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de Jornalismo como condição para o exercício da profissão. Houve votos contrários. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) argumentou que a profissão de jornalista não comporta "nenhum tipo de restrição", incluindo a própria exigência de diploma. Demóstenes Torres (DEM-GO), também é contrário à exigência de diploma e registro para a profissão de jornalista.

Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a exigência formal do certificado de conclusão do curso superior e do registro profissional no Ministério do Trabalho para os jornalistas fere a liberdade de imprensa e contraria o direito à livre manifestação de pensamento.

Agora vamos analisar. Com a obrigatoriedade do diploma, subentende-se que o jornalista terá que ler mais, se instruir mais e entender melhor, com mais profundidade, a sua relação com a sociedade. Afinal, jornalista não é menino de recado nem um mero transmissor de informação. O jornalista deve ser crítico, tem que conhecer para poder questionar. Tem que entender de política, ter noção de direito, economia, medicina e outros mais para poder entender certas situações e, assim, poder fazer as perguntas certas e as colocações adequadas ao escrever ou falar.

Bom, um jornalista assim pode vir a colocar certos doutores e políticos em saias justas. Logo, quanto menos estudo o jornalista tiver, melhor para os homens das cuecas e meias grandes.

Claro que diploma não forma bons jornalistas, mas coaduna para que o repórter tenha um arcabouço de informações e compreensão. Na busca pelo diploma, é inevitável que o jornalista se depare com grandes pensadores e mestres universais do jornalismo.

Ser repórter é ter uma função social. Somos o quarto poder, mas o somos não porque podemos questionar e nos expressar, e sim porque sabemos o que perguntar e sobre o que nos expressar.

Ir contra a obrigatoriedade do diploma, é torcer para que nossa imprensa se torne cada vez mais submissa e tenha uma idiossincrasia parca e burra. Contudo há quem ainda se indigne e se insurja contra essa expectativa. Que esses homens vençam na segunda votação da matéria no Senado.

Fonte: Toni Francis
tonifrancis@ibest.com.br

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutilação genital feminina

Mutilação genital feminina

O Martírio silencioso e a Urgência de ver e atuar Um relógio humano marca, a cada onze segundos, uma mutilação genital feminina no mundo. Este não

Acabar o Bolsa Família, por quê?

Acabar o Bolsa Família, por quê?

         A sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo quando o assunto é política econômica. Aqui se tem uma das maiores desigualdades so

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master

Aí do homem por quem vem o escândalo! Essa passagem está no livro de Mateus, 18,7. Segundo estudiosos da Bíblia, esse “Aí” significa lamento, triste

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Os rebotalhos querem voltar ao poder

Oficialmente, ainda não foi dado o tiro de largada da corrida para a sucessão do governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, mas, nos bastidores, já

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)