Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO DO CIDADÃO: Somente com metáforas se entende o Brasil



Acompanhando a ‘novelinha’ entre o governo federal e a FAB, na escolha entre o absolutamente caro caça Francês Dassault Rafale F3, e o de valor mais acessível tanto na compra como na manutenção e preferido da FAB o Saab Gripen NG da Suécia, faz lembrar o bordão da série mexicana ‘Chapolin Colorado’, que diz: “E agora quem poderá nos defender?”. 

O Haiti nos fez lembrar outra série a la México, o ‘Chaves’ em que o personagem ‘Quico’ adora uma ostentação, sempre mostra aos outros que é mais rico e pode mais. 

O Brasil estava há anos em missão de paz no Haiti, quando o Haiti era apenas o Haiti; uma ilha pequena, pobre ignorada, repleta de miséria e sem nenhuma visibilidade internacional. Foi somente acontecer o abalo sísmico que abalou também o poder brasileiro por lá. 

Os EUA chegaram com tudo. Dominaram o aeroporto decidindo quem entra e quem sai; levaram porta aviões, navio/hospital de última geração, helicópteros e um enorme contingente de militares. Colocou o Brasil ‘no bolso’, de protagonistas passamos a coadjuvantes. Os americanos transformaram o Haiti em Hollywood, tudo para mostrar ao mundo que tem poder tanto para força de ocupação em guerras, quanto para ‘ajudas humanitárias’. 

Qual é poder bélico do Brasil? O país que tem boa parte da Amazônia para ser defendida, é a quinta maior nação do mundo, estamos preparados para o pior? 

Enquanto a FAB e o governo federal discutem a marca dos caças a serem comprados, os EUA fabricam seus próprios caças e já mostraram que quando entram em cena, não é para fazer figuração. 

Metaforicamente falando, ficamos assim: Os brasileiros perguntam ao estilo de uma boa série latina americana - Quem poderá nos defender?. Já os EUA dizem ao estilo de um clássico desenho animado norte americano: “Vamos dominar o mundo”. 

Moral da história: Fica a frase que ouvi um dia de um grande amigo na disputa por uma namorada. “Quem pode mais, chora menos!” 

Fonte:  Laércio Guidio 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha não está politicamente morto

Rocha não está politicamente morto

Não tenho procuração (nem quero) para defender o governador Marcos Rocha. Acho que já tem muita gente ganhando para fazer isso, mas se você acredita

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)