Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO DIGITAL: Os analfabetos digitais no ciberespaço


Os analfabetos digitais
 
Mais de um terço da correspondência eletrônica (e-mail) no ciberespaço brasileiro é constituída de spam, mensagens não solicitadas que se distribuem entre anúncios indesejados, boatos e pegadinhas (hoax). Os brasileiros repassam e-mails em pencas, espalhando mensagens falsas, sem checar a procedência ou a veracidade. Esse descuido pode custar caro. 
A despreocupação com as fontes das informações contidas na mensagem é transferida a quem enviou – normalmente pessoa conhecida e da própria lista de endereços do destinatário. Ele confia no remetente, mas ignora que seu amigo ou conhecido também repassou o e-mail sem critério. Com isso, os cibercriminosos vão aumentando interminavelmente suas listas de cibervítimas, submetidas aos mais variados processos de sedução para cair em algum truque. Deles, o mais ameaçador é o phishing, processo pelo qual o criminoso invade um computador e se apossa de dados para fins de espionagem industrial, chantagem ou decodificação de senhas de contas bancárias.
Por conta do analfabetismo digital de muitos usuários brasileiros, as caixas postais se tornaram um festival de propagandas não solicitadas e boatos que vão desde pesadas calúnias contra lideranças políticas até ingênuas “provas” da existência de sereias, ETs, fantasmas, “espíritos”, anjos ou demônios. 
 Bonzinhos, os analfabetos digitais brasileiros estão sempre prontos a retransmitir chorosas mensagens, invariavelmente falsas, sobre crianças desaparecidas ou com câncer. Essa ingenuidade, que decorre da ignorância sobre os métodos utilizados pelos spammers e outros ciberinimigos, até seria o castigo justo para quem se arrisca a viajar em território desconhecido sem estudar os roteiros e se orientar sobre onde pisa, como alguém que penetra numa selva desconhecida sem bússola ou guia.
No entanto, o brasileiro bonzinho e ingênuo também leva sua generosa rendição ao spam e ao hoax para o trabalho, que exige cada vez mais o concurso de recursos informáticos. Em uma comparação feita entre 14 países, um estudo colocou o Brasil como o país que menos atualiza seus programas de defesa contra hackers e o que mais sofre os chamados ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês).

Fonte: Ascom/Viva Porto Velho. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube 

Mais Sobre Opinião

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual

Vagalumes nas trevas

Vagalumes nas trevas

Mas as trevas não são absolutas: há estrelas, há vagalumes, há réstias de luz