Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Alma de Cachoeiro


João Baptista Herkenhoff

É sabido que os cachoeirenses são bairristas. Mas alguns conterrâneos têm pudor de expressar abertamente esta característica. Eu não tenho. Sou bairrista confesso.

Há momentos em que esse bairrismo explode mais forte, como agora, por exemplo, quando a Academia Cachoeirense de Letras acabou de completar cincoenta anos de existência.

Cachoeiro tem muitas instituições beneméritas, no campo da Cultura, da Educação, do Esporte, do Serviço Social. Mas acredito que a ACL seja o símbolo do conjunto das instituições.

Não se trata de considerá-la a mais importante. A perspectiva em que me coloco é outra. A ACL é a instituição-símbolo porque a ACL aglutina todas as instituições. Busca representar todas, conta a história de todas, corporifica e imortaliza tudo que se faz e se fez em Cachoeiro. A Academia tem missão de resgate, testemunho, compromisso e reverência: resgate das lutas do passado; testemunho dos sonhos do presente; compromisso e reverência para com os projetos do futuro.

Quando podíamos imaginar, em 1962, que cinco décadas depois estaríamos comemorando o Jubileu de Ouro de nossa Casa de Letras!

Dos irmãos Herkenhoff, que participaram da fundação, dois já partiram para a Mansão do Pai – Pedro e Paulo. O irmão que escreve este texto ainda vive neste mundo provisório.

Cachoeiro tem alma. Para alcançar o sentido do que seja a alma cachoeirense é necessária uma incursão pelos caminhos da Antropologia.

Antropologia deriva do grego e significa "estudo do homem". A Antropologia Cultural ou Etnologia estuda as criações do espírito humano, que resultam da interação social, como notou Emídio Willens. É com a lente do antropólogo que podemos entender o que é a alma cachoeirense.

A alma cachoeirense foi talhada através do tempo. Na política, o grande Jerônimo Monteiro nasceu em Cachoeiro. Nas artes são cachoeirenses astros como Rubem Braga, Newton Braga, Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Carlos Imperial, Levino Fânzeres, Luz Del Fuego, Raul Sampaio Coco, Jece Valadão, Benjamin Silva, Narciso Araujo, Frederico Augusto Codeceira, Solimar de Oliveira, Evandro Moreira, João Mota, Marly de Oliveira, Nordestino Filho, Paulo de Freitas, Athayr Cagnin.

Essa alma cachoeirense é tão intensa e profunda que Rubem Braga escreveu: “modéstia à parte eu sou de Cachoeiro de Itapemirim.”

O grande Rubem não disse: modestia à parte eu sou o curió da crônica; modestia à parte eu sou considerado o maior cronista deste país; modestia à parte eu elevei a crônica de seu modesto espaço marginal para a condição de gênero literário de primeira grandeza. Rubem Braga compreendeu que mais importante do que tudo isto era mesmo afirmar: modéstia à parte eu sou de Cachoeiro de Itapemirim.

João Baptista Herkenhoff, 76 anos, magistrado aposentado, professor da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo, escritor. E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A magia do período eleitoral

A magia do período eleitoral

É comum, em período eleitoral, políticos e candidatos encontrarem soluções milagrosas para os inúmeros problemas que angustiam a população. Por exem

A polarização é um câncer

A polarização é um câncer

O jornalista Diogo Mainardi disse certa vez que “no Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada. Tem um bando de salafrários que se reún

Presidenciais em alta tensão:  análise do cenário político

Presidenciais em alta tensão: análise do cenário político

Esquerda defensora do poder adquirido e Direita divididaA candidatura presidencial de André Ventura, pelo partido CHEGA, coloca em evidência quest

Câmara Municipal de Porto Velho sofre revés financeiro

Câmara Municipal de Porto Velho sofre revés financeiro

A Câmara Municipal de Porto Velho a caba de sofrer um revés financeiro. A prefeitura teria discordado dos dados populacionais e, com base em informa

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)