Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O recado das urnas


O recado das urnas - Gente de Opinião

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de deixar ensinamentos úteis a quem se interessa por politica. O observador ou candidato potencial não pode deixar de considerar os números já divulgados, dada a importância deles para a compreensão do processo democrático e, dentro dele, seus aspectos meramente eleitorais.

Dos 21 vereadores que compõem o Poder Legislativo Municipal, apenas oito foram reeleitos, o que significa uma taxa de renovação correspondente a 62%. Julguei que a poda seria maior, mas, fazer o quê? Coube ao eleitor, e somente a ele, a decisão, que, agora, precisa ser respeitada, principalmente por parte daquele que não lograram êxito nas urnas. Entre os eleitos, dois já passaram pela Câmara, o jornalista Everaldo Fogaça e o médico José Iraci Macário. A presença feminina também caiu de quatro para duas representantes.

Estende-se, assim, das ruas para os gabinetes refrigerados, o clamor por mudanças significativas nas práticas politicas e administrativas vigentes. Se, ontem, a prisão de um ex-presidente da República, apanhado em vários delitos, serviu para mobilizar multidões, os resultados eleitorais de domingo passado confirmaram a reinvindicação, tornando-a irreversível.

Além disso, manifestando-se da maneira como o fizeram, os eleitores expressaram sua esperança de que o combate às mazelas sociais torne-se uma constante nas práticas politicas, independente de qual seja o escalão da República. Enquanto alguns eleitores têm aprendido e já não se deixam iludir, a muitos daqueles que desejam fazer carreira politica têm faltado discernimento e seriedade no trato da coisa pública. O primeiro, para indicar-lhes os caminhos mais propícios ao merecimento da confiança dos eleitores; o segundo, para ligá-los a compromissos fundados na intenção de resolver problemas da sociedade, e não buscar salvaguardar seus mesquinhos interesses e de apaniguados.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

O Dicionário Aurélio define a palavra “penduricalho” como “coisa pendente, para ornato”. No Brasil, país onde as coisas nem sempre são o que parece,

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)