Domingo, 3 de abril de 2011 - 09h37
Fábio Grinberg
Responda rápido. Qual o primeiro cliente que a sua campanha de marketing digital precisa agradar??? Se você deu qualquer resposta que não seja o Googlebot, o robô do Google, você errou. Caso o contrário, seu site vai virar um outdoor no deserto.
É isso mesmo. Para que seu site tenha um sucesso incontestável e apareça entre os melhores da busca orgânica, ele precisa obrigatoriamente passar por todos os requisitos exigidos pelo Googlebot.
Os “robots” nada mais são do que aplicativos que percorrem a internet buscando conteúdos para indexa-los ou analisar alterações ocorridas desde a sua última passagem pelo endereço. Para identifica-los de uma melhor forma, o mercado acabou denominando-os de acordo com a empresa onde trabalham. Hoje, existe, por exemplo, o Mnsbot, o Yahoo!Slurp e Googlebot... e até o Adbot que vasculha sua campanha de link patrocinado.
A parte funcional dos robôs é muito simples. Eles começam o trabalho em uma página qualquer. Armazenam todo o conteúdo existente nela e fazem um mapeamento completo de todos os links existentes. Em seguida, priorizam cada um deles e os seguem, armazenando o conteúdo dessas novas páginas, formando redes incontáveis de informação.
Apesar de não haver uma funcionalidade real, há como evitar que algumas páginas não sejam lidas pelo Googlebot. Com o arquivo “robots.txt” o usuário pode filtrar a ação do robô, transformando sua visita em uma política de acesso, fazendo com que ele tenha a permissão de chegar a alguns determinados pontos do site. A sintaxe do arquivo, apesar de bem simples, deve ser colocada e controlada por um webmaster... através da ferramento do Google para WebMmaster.
E como o robô lê suas páginas e as define? A cada conjunto de palavras-chave, o Google pesquisa em seus arquivos as páginas de sites relacionadas ao termo digitado. Usando para isso um sofisticado algoritmo que envolve, pelo menos 200 variáveis. Esse procedimento acontece em milésimos de segundo, classificando os resultados por relevância.
É importante lembrar que, mesmo que seu site não apareça para determinada busca, não significa que ele não está indexado e não está sendo visitado pelo robô. Alguns dos motivos principais motivos são: seu site foi criado há pouco tempo, seu site não possui link apontando para ele, seu site pode estar classificado por baixo, pela pouca relevância de conteúdo, seu site está em flash ou Java (linguagens que dificultam a indexação de conteúdo), seu site foi penalizado pelo Google ou removido do índice.
Para tirar a dúvida, você pode buscar no site www.o-seu-site.com.br a informação de que a sua homepage está ou não indexada.
E como sua página aparece entre as primeiras da busca orgânica? Aí é que está o segredo de se ter uma campanha bem estruturada. Se seu site sanar todas as vontades dos clientes, eles sempre voltarão. Da mesma forma, um usuário do Google que encontra muito rápido o que procura, tende a voltar ao Google para suas próximas buscas.
A relevância vem da quantidade de sites relacionados à palavra-chave contendo links para o seu site, qualidade e peso do site e qualidade do texto contido nele. Já os fatores internos de relevância trazem a quantidade de páginas falando da palavra-chave que você utiliza. Pelo menos uma página focada nesta palavra, assim como o título claro e direcionado também para esse caminho.
Tenho um caso recente de um dos meus clientes. É uma desentupidora onde trabalhamos as palavras-chave “desentupidora sp”. É uma nova campanha, de um novo site, que está cadastrado também no Bing, Yahoo e logo em muito pouco tempo estará na primeira página do Google. Tanta certeza vem de um projeto muito bem feito por pessoas especializadas da área, que seguem todo os critérios sugeridos pelo Googlebot. Pense nisso!
E você? Qual sua opinião sobre o assunto? Entre em meu site ou blog e dê sua opinião: www.fabiogrinberg.com.br e www.topgoogle.com.br.
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço
O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans
A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência
Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos
Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”
Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu
Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C