Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O plano para fraudar os institutos de Previdência



A descoberta de um plano para desviar R$ 80 milhões do Fundo de Previdência do Município de Porto Velho e do município de Ji-Paraná não é inédito e muito menos um caso isolado em Rondônia. Outras gestões municipais tiveram problemas nos últimos anos com o desvio de recursos públicos do fundo de previdência do servidor público.

Em São Luiz, as investigações revelaram em 2012 esquema de falsificação de documentos públicos para obtenção de benefícios da Previdência Social com titulares virtuais. A Operação Vultos identificou um prejuízo de R$ 1,9 milhão e pelo menos 36 benefícios de amparo social ao idoso com endereço e CPF de titulares constavam na residência de um advogado especialista em causas previdenciárias.

Gente de Opinião


A Polícia Federal deflagrou na manhã da última terça-feira (6) a operação Contumácia II, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes na Previdência Social no Pará. As investigações revelaram ainda fraudes na concessão de benefícios de prestação continuada, amparo assistencial ao idoso e deficiente físico. Os crimes praticados pelos membros da organização criminosa são diversos, como uso de documentos falsos, inserção de dados falsos nos sistemas informativos do INSS, corrupção ativa e passiva.

Em Alvorada do Oeste, no interior do Estado, a Polícia Civil, com apoio do Ministério Público Estadual, deflagrou em 2012 a operação policial Olimpo, que fez busca e apreensão no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Impres), estabelecimentos particulares e residências de alguns dos investigados.

A tentativa de desviar os recursos da previdência do município de Porto Velho só não foi consolidada graças a colaboração dos servidores públicos e ao serviço de investigação da Polícia Federal, mas todos os envolvidos devem responder pela tentativa de fraudar o dinheiro do funcionalismo público municipal.

Ontem, durante a coletiva na sede da Polícia Federal em Porto Velho, os delegados destacaram a importância do funcionalismo público do Ipam em colaborar de forma efetiva com as investigações dos policiais. De fato, o servidor público tem uma relevância importante em desarticular esquemas criminosos que rondam as secretárias municipais e estaduais. Com certeza, ainda existe servidor público disposto a contribuir para um Brasil melhor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)