Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O homem imbatível


Recentemente, uma senhora sul coreana de 68 anos de idade, chamada Cha Sa-soon, tornou-se muito conhecida pela sua persistência. Ela conseguiu tirar a sua carteira de motorista, após ter tentado 950 vezes. Durante cinco anos, todos os dias úteis ela tentou obter a sua carteira. Finalmente ela conseguiu.

Nelson Mandela é exemplo de persistência, de pessoa que não desiste nunca. E ele só queria que os negros fossem tratados como os brancos eram tratados, na África do Sul. Ele conseguiu! Seu comportamento no cárcere alertou a mídia mundial, os holofotes se voltaram para ele, e a pressão das autoridades de todo o mundo, acabaram por libertar Mandela. Apenas três anos após ser liberto da prisão, Mandela foi eleito presidente de seu país.
 
O músico e regente João Carlos Martins é outro exemplo de tenacidade, persistência e resiliência. Apesar de terríveis dificuldades físicas, treinou muito, exercitou-se muito e conseguiu continuar brilhando e encantando, em muitos palcos de todo o mundo. Até os dias atuais...
 
O que faz pessoas comuns serem tão persistentes, tenazes, resilientes? O que as faz fortes para não desistirem nunca? 
 
A resiliência é um termo recente. A palavra é emprestada da ciência e nada mais é do que a capacidade de voltar ao normal, a forma original, após sofrer terríveis pressões.
 
No jargão popular, resiliência é o quanto aguentamos apanhar da vida! É a capacidade de recomeçar quando tudo, absolutamente tudo, dá errado!
 
A vida de muitos é difícil porque desistem fácil. Talvez, por isso, resiliência é palavra que está na moda.
 
Resiliência é aquela coisa que você só consegue sofrendo. Portanto, nunca ore para obter uma vida fácil. Ore para que Deus lhe dê forças para superar todos os seus obstáculos.
 
E saiba que resiliência é qualidade que só os vencedores tem!
 
Mas como posso me tornar um homem resiliente? Como conseguir crescer como pessoa humana, sofrendo pressões por todos os lados?
 
Viktor Emil Frankl (1905-1997), era um médico psiquiatra e neurologista. Ele sofreu os horrores das duas grandes guerras mundiais, e após os 40 anos de idade criou a Logoterapia.
 
O que lhe torna resiliente, meu prezado, é ter um propósito!
 
Frankl ti
 
nha um propósito! Seu propósito era a busca humana pelo sentido da vida e ao criar a logoterapia, disse: "Encontrei o significado de minha vida ajudando os outros a encontrar o sentido de suas vidas."
Qual é o seu propósito?
 
A resposta precisa considerar o que você ama fazer, o que você faz bem feito e ainda, o que você pode fazer para melhorar a vida dos outros.
 
Estas três questões irão definir o seu propósito.
 
Propósito transforma uma pessoa comum em uma pessoa extraordinária!
 
E você será homem imbatível quando tiver um propósito e este propósito estiver alinhado com o propósito de Deus. Nada mais que isso!
 
João Antonio Pagliosa

Curitiba 13 de julho de 2016
O presente artigo foi escrito com base na palestra de Caco Marucco, na noite de 11 de julho de 2016, por ocasião da Holy Hour, em Curitiba.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um governo sob pressão

Um governo sob pressão

O governo Marcos Rocha tornou-se alvo preferencial de críticas as mais variadas. Algumas, justificáveis, pois carregam na sua essência o bem-estar d

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)