Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

MUITAS…OU SÓ UMA?


 
Por Humberto Pinho da Silva

 

Senhora, da Igreja que frequento, contou-me, que estando numa aula de catequese, um menino perguntou-lhe:

- “ Quem é Nossa senhora?”

Como lhe dissesse que era a Mãe de Jesus, ficou muito admirado, porque pensava que era a Senhora de Fátima.

A confusão deve-se ao facto de não lhe terem explicado, devidamente, quem é Maria; e mostra total desconhecimento do Novo Testamento.

O que desconhecia o rapazinho, é comum a muitos crentes.

Ouvi certa ocasião, artista famoso, declarar na TV, que tinha grande devoção pela Nossa Senhora de Aparecida, mas a “Santa Forte “, para ele, era a de Fátima…

Com tantas invocações, com tantos santuários, com tantas imagens vestidas de modo diferente, é natural que os crentes, que não leiam a Bíblias, nem se deem ao trabalho de frequentar a catequese de adultos, pensem que cada invocação corresponda a uma Senhora.

Escutei, num concurso da RTP, engenheiro, responder quando lhe foi perguntado se sabia quem era a freira que escreveu cartas de amor, que ficaram na literatura portuguesa, dizer: “Só poder ser a Senhora de Fátima! …”

Parece-me, para bem da verdade e para que os crentes possam ter fé adulta, que se diga, claramente, que todas as Nossas Senhoras, não passam de uma só. Ou seja: Maria, a Mãe de Jesus.

É que anda muita boa gente confundida, pensando que há muitas “santas” a que se presta “ culto” – deveria dizer: veneração, – desconhecendo que basta rezar a Maria, para que interceda junto a Jesus.

Sei que escrever sobre este assunto é melindroso e pode ser mal compreendido, pelos católicos menos esclarecidos, mas graças a Deus, ao escolher os temas para as crónicas, não cuido agradar, mas dizer o que penso e sinto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou à Suíça R$ 5,2 bilhões em ouro entre 2013 e 2016, dinheiro esse que agora está congelado pelo governo

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere

De maduro ao apodrecimento no cárcere

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Adeus, professora!

Adeus, professora!

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)