Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

MUITAS…OU SÓ UMA?


 
Por Humberto Pinho da Silva

 

Senhora, da Igreja que frequento, contou-me, que estando numa aula de catequese, um menino perguntou-lhe:

- “ Quem é Nossa senhora?”

Como lhe dissesse que era a Mãe de Jesus, ficou muito admirado, porque pensava que era a Senhora de Fátima.

A confusão deve-se ao facto de não lhe terem explicado, devidamente, quem é Maria; e mostra total desconhecimento do Novo Testamento.

O que desconhecia o rapazinho, é comum a muitos crentes.

Ouvi certa ocasião, artista famoso, declarar na TV, que tinha grande devoção pela Nossa Senhora de Aparecida, mas a “Santa Forte “, para ele, era a de Fátima…

Com tantas invocações, com tantos santuários, com tantas imagens vestidas de modo diferente, é natural que os crentes, que não leiam a Bíblias, nem se deem ao trabalho de frequentar a catequese de adultos, pensem que cada invocação corresponda a uma Senhora.

Escutei, num concurso da RTP, engenheiro, responder quando lhe foi perguntado se sabia quem era a freira que escreveu cartas de amor, que ficaram na literatura portuguesa, dizer: “Só poder ser a Senhora de Fátima! …”

Parece-me, para bem da verdade e para que os crentes possam ter fé adulta, que se diga, claramente, que todas as Nossas Senhoras, não passam de uma só. Ou seja: Maria, a Mãe de Jesus.

É que anda muita boa gente confundida, pensando que há muitas “santas” a que se presta “ culto” – deveria dizer: veneração, – desconhecendo que basta rezar a Maria, para que interceda junto a Jesus.

Sei que escrever sobre este assunto é melindroso e pode ser mal compreendido, pelos católicos menos esclarecidos, mas graças a Deus, ao escolher os temas para as crónicas, não cuido agradar, mas dizer o que penso e sinto.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)