Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Mude de vida


Gabriel Bocorny Guidotti
Jornalista e escritor
Porto Alegre – RS (Brasil)

------------------------------

Em segundos, é possível mudar de vida. Uma palavra, uma imagem, uma frase descontextualizada altera tudo. De surpresa, a clarividência passa correndo por sua mente, como uma gota de chuva indo ao chão. Nossa compreensão engrandece e envelhecemos anos num piscar de olhos. Antigas memórias resguardam o nome de um indivíduo que não mais existe.

O aprendizado na vida vem a passos largos, lentos. Difícil é conter a ansiedade para ver a parede de tijolos edificada. No caminho, uma série de percalços. Observe a ganância. Quem tudo tem, quer ainda mais. Numa sociedade que prega o ter em vez do ser, não há anomalia. Há, sim, conformidade. Os poucos – privilegiados – que apostam na riqueza do espírito lutam para evitar a corrosão provocada pela massa de consumo.

Observe o arrependimento. Ninguém é perfeito. Se alguém fosse, este nomearia uma nova religião. Por serem imperfeitas, as pessoas reclamam demais de si, atrapalhando-se por problemas que somente elas têm condição de solucionar. Aquilo que era para ser, não foi. Aquilo que foi, não era para ser. A angústia constitui um câncer da alma. Não existe antídoto que cure as doenças interiores, exceto novas e revigoradas intenções.

Observe a guerra, a paz. Estamos em permanente confronto. O confronto de conceitos, de ideias. Mudar, assim, é tarefa difícil, mas não impossível. Você se adéqua, cede às adversidades. Desse modo, a vitória acontece. Você se impõe, quando o dever chama. Nada mais será como antes. Num segundo, desfazem-se amizades, criam-se amores. O piscar de olhos da existência.

Observou tudo isso? Agora chega a hora de você traçar um plano. Não chore, sorria. Apague pensamentos pueris e tire o melhor proveito de cada situação. O plano não é exato. Um tigre habita cada um de nós. Encontre-o. Os demais, acredite, vão fazer o mesmo. Esses tempos insanos não admitem parar e esperar. Os sobreviventes do amanhã são aqueles que carregam no coração, hoje, um inabalável sentimento de esperança. Sim! Em segundos, é possível mudar de vida.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)