Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Magistradas agradecem o investimento do TJRO em qualidade de vida


 Gente de Opinião

Em sessão administrativa do Pleno, realizada ontem segunda-feira, dia 22, as juízas que participaram do IV Encontro de Magistradas de Rondônia agradeceram o investimento do Tribunal de Justiça em formações que buscam a qualidade de vida e, sobretudo, a solução de conflitos de forma alternativa e cidadã.

"Nós recebemos muito do Tribunal em termos de formação, por isso queremos dar uma retribuição à instituição e à sociedade", destacou a juíza Inês Moreira da Costa. Ela foi a primeira magistrada a falar aos desembargadores sobre os benefícios da terapia comunitária, mote do encontro de magistradas, e da constelação familiar, formação que propõe uma nova ótica do magistrado acerca do processo.

Gente de Opinião

Apresentadas pelo desembargador Alexandre Miguel, que destacou os benefícios das ferramentas para uma Justiça mais humanizada, as magistradas demonstraram boas práticas que podem trazer grandes transformações na maneira de lidar com os conflitos. "Temos que buscar o fim da lide e não o fim do processo", ressaltou a juíza Duília Sgrott Reis, que propôs a sensibilização das pessoas que compõem o Judiciário com palestras periódicas de constelação familiar.

A magistrada Tânia Mara Guirro resgatou um projeto de êxito do judiciário, o "Paternidade Responsável", para promover a pacificação social, também utilizando técnicas da constelação familiar, já que prevê justamente o restabelecimento e equilíbrio das relações, tendo como pré-requisito a "ordem do amor".

Gente de Opinião

A juíza Úrsula Gonçalves demonstrou o projeto Justiça na Escola e intramediação, que leva ao ambiente escolar a discussão de temas como a violência sob uma perspectiva da mediação e conciliação de conflitos. "A presença de um magistrado foi ovacionada pela comunidade, que passou a enxergar na autoridade um ser humano, mais próximo de sua realidade", destacou.

Gente de Opinião

As apresentações foram bem recebidas pelos desembargadores, principalmente para o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, que desde a gestão como diretor da Emeron vem apostando nessa transformação por meio da formação. "Estamos passando por um momento de transição em que o magistrado deixa de ficar isolado em suas decisões para se tornar um magistrado integrado à sua realidade, com uma visão ampliada para as expectativas da sociedade", analisou.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Verdades sinistras da política nuclear brasileira

Verdades sinistras da política nuclear brasileira

A Articulação 𝗔𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗰𝗹𝗲𝗮𝗿 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹𝗲𝗶𝗿𝗮 (AAB) dirigiu mensagem aos participantes da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, encerrada sexta-feira pas

Os 128 anos da ABL – Pela preservação e valorização da nossa literatura

Os 128 anos da ABL – Pela preservação e valorização da nossa literatura

Com grande orgulho, saúdo a Academia Brasileira de Letras – ABL, que no próximo dia 20 de julho celebrará seus 128 anos de fundação, sendo um verdadei

Governos que envergonham!

Governos que envergonham!

O jornalista e crítico social norte-americano Henry Louis Mencken, afirmou certa vez que “todo ser humano decente devia se envergonhar do governo q

Lembrai-vos do Iperon!

Lembrai-vos do Iperon!

O Ipam (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho) foi criado na administração do então prefeito Ch

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)