Quarta-feira, 21 de dezembro de 2016 - 17h55

247 - O jornalista Ricardo Kotscho escreve em seu blog um texto em que afirma quem realmente manda no Brasil.
"A expressão República Corporativa do Brasil não é nova. Já foi utilizada por vários autores em diferentes épocas, mas nunca como agora mostrou seu poder de Estado dentro do Estado, que faz as suas próprias leis e torna a Constituição de 1988 apenas um detalhe", diz ele, depois de citar um trecho de um artigo do senador Cristovam Buarque:
Não há um sentimento de nação federativa, cada grupo deseja se apropriar da maior parcela possível de recursos públicos e da maneira mais imediata. Aliam-se entre eles para forçarem os governos a atenderem a todas as reivindicações e gastarem mais do que os limites possíveis e provocam endividamento, juros altos e inflação (senador Cristovam Buarque, no artigo "República corporativa", artigo publicado em O Globo no dia 12/11/2016).
Kotscho cita dois episódios como exemplos: um na Câmara de Vereadores de São Paulo, onde, ao apagar das luzes, em sessão que durou apenas cinco minutos, os vereadores concederam-se um aumento de 26% e saíram de férias, e outro na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde rejeitaram fazer cortes aos servidores ao votar o projeto de renegociação das dívidas. E conclui: "Este novo poder ganhou vida própria".
Leia aqui a íntegra.
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Saúde estadual – a tragédia anunciada
A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU
Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido
O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição
Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)