Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL TEM 20 ANOS DE OPOSIÇÃO


O alto significado estratégico da integração da região de abrangência do Complexo do Rio Madeira com o restante do subcontinente – aí incluída a tão almejada ligação da Região Norte brasileira com a costa do Pacífico, está na mira das oligarquias anglo-americanas há mais de duas décadas. Afirmação Nilder Costa, editor do jornal eletrônico "Alerta em Rede", do Movimento de Solidariedade Ibero-americana. 

Segundo Nilder, na década de 1980, "o projeto Polonoroeste, um programa de assentamento de populações rurais em Rondônia, parcialmente financiado com recursos do Banco Mundial foi objeto de intensas campanhas ambientalistas para o seu cancelamento. Já a partir de 1981, a planejada pavimentação da rodovia Cuiabá-Porto Velho (BR-364), peça vital para o projeto, tornou-se alvo de uma ativa campanha encabeçada pelas ongs estadunidenses 'Natural Resources Defense Council' (NRDC), 'Environmental Defense Fund' (EDF) e 'National Wildlife Federation' (NWF), apoiadas no país pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e pelo Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (INESC), este último ligado à ong britânica 'Oxfam'".

Os antecedentes históricos das campanhas ambientalistas para impedir o desenvolvimento da região que tem Rondônia como centro inclui outras ações, segundo Nilder Costa. "Em 1984, a campanha conseguiu fazer com que o Congresso dos Estados Unidos realizasse várias audiências sobre o Projeto Polonoroeste e seu financiamento pelo Banco Mundial, as quais foram reforçadas por manifestações de outras quarenta ongs ambientalistas estadunidenses. Como resultado, no final de 1985, o Banco Mundial suspendeu os empréstimos ao projeto, a primeira vez em que a entidade suspendeu uma operação financeira por pretextos ligados à proteção ambiental. Mais tarde, em 1989, o então presidente dos EUA George Bush pressionou diretamente o Japão para impedir a concessão ao Brasil de um financiamento para a conclusão da pavimentação da BR-364, no trecho que liga o Acre ao Peru, o que permitiria o acesso rodoviário aos portos daquele país".

 

Fonte:  Glênio Tonon

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe

A catástrofe da violência no Rio de Janeiro produziu efeito no Congresso Nacional, como costumeiramente acontece, após a megaoperação policial que d

A “COP da verdade” e o teste de Rondônia: o que o Brasil precisa entregar além do discurso

A “COP da verdade” e o teste de Rondônia: o que o Brasil precisa entregar além do discurso

Belém (PA) — Na abertura do encontro de líderes da Cúpula do Clima em Belém, nesta quinta (6.nov.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elev

Criando uma marca com propósito: do insight à identidade

Criando uma marca com propósito: do insight à identidade

Construir uma marca do zero é muito mais do que definir uma paleta de cores ou desenhar um logotipo. É um exercício de tradução: transformar a essên

O mordomo da vez é a geração de energia distribuída

O mordomo da vez é a geração de energia distribuída

“Se me enganas uma vez, a culpa é tua. Se me enganas duas vezes, a culpa é minha”Anaxágoras (filósofo grego) Um dos clichês dos romances policiais do

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)