Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Homenagem aos mestres



Uma das classes mais importantes e desvalorizadas do Brasil. O contraste é evidente quando se fala em professores. A profissão, que já teve um papel basilar no passado, hoje é, de um modo geral, alvo do ostracismo, sustentada por personagens anônimos que lutam uma guerra sem armas por condições mais dignas. Esse esquecimento é o que de mais pernicioso pode acontecer em um país. Professores insatisfeitos, alunos despreparados.

Os mestres constituem pais que adotam e são adotados. Seus ensinamentos auxiliam na formação de pessoas de caráter. Eles se dedicam a compartilhar experiências e conhecimentos, buscando tirar o melhor de cada um. Acredite, é possível mudar o mundo com um professor, uma criança, uma caneta e um pedaço papel. Basta boa vontade e um razoável direcionamento dos recursos da educação para que estes quatro elementos possam convergir.
 
O castelo intelectual do brasileiro é construído diariamente, por meio de seu povo. Cada aluno que sai da escola e cria sua empresa, acessa o nível superior e acresce ao desenvolvimento do país é um caso de sucesso, certamente perpetrado por um ensino que cumpriu seu propósito. O trabalho do professor garante a formação concreta de nossos discentes.  Nesse sentido, os mestres constituem a base de uma sociedade civilizada e ciente do poder da democracia.
 
Um bom professor não apenas forma alunos, mas também toca o coração de cada um. A aula deve ser produtiva, estimulante. Fazer questionar é a principal obrigação deste relacionamento que começa nos primeiros anos da educação infantil e se estende às especializações de nível superior. O ensino de qualidade muda realidades, desenvolve postura crítica e impermeabiliza o povo a casos de corrupção. O Brasil demora demais para tomar conta disso.
 
Os professores têm a belíssima missão de estabelecer metas, rumos. Procuram, diariamente, encontrar um futuro palpável dentro da característica dos alunos. Neste dia (15 de outubro), fica o agradecimento por cada momento, cada ensinamento dado não apenas no contexto de uma aula, mas para a vida inteira. São os heróis do cotidiano: anônimos, confiáveis e dotados de um sincero sentimento de esperança no futuro de nossa espécie. Mestres, apesar dos percalços, continuem sua luta por um Brasil mais consciente e inteligente. Parabéns!

Fonte:

Gabriel Bocorny Guidotti
Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo
Porto Alegre – RS

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)