Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Historiador, economista e memorialista receberá titulo de cidadão Guajaramirense


Gente de Opinião
O economista, jornalista e memorialista Anísio Gorayeb receberá o titulo de cidadão Guajaramirense concedido pela Câmara Municipal de Guajará-Mirim no próximo dia 18/08, pelo seu trabalho em prol da cultura e da história do Município de Guajará-Mirim. Cidade que o acolhe desde sua infância ainda na década de 60, época em que o mesmo vinha para a Pérola do Mamoré nos trens da EFMM. A indicação da homenagem e concessão desse titulo foi uma indicação do Presidente da Câmara de Vereadores m o Vereador Paulo Nébio.

ANÍSIO GORAYEB FILHO

Formou-se em Economia no mês julho de 1983 na cidade Belém/PA. Funcionário do quadro efetivo do Estado de Rondônia há 33 anos. Já exerceu diversos cargos no estado, no município e na União.

Como jornalista escreve artigos memorialistas em vários sites na capital e no interior, e também nos jornais Alto Madeira e Diário da Amazônia.

Apresenta o programa “Nossa Historia Agora” na Rede TV Rondônia e o Programa “Viva Rondônia” na Radio Rondônia FM, 93,3.

Desde 2010 ministra palestras em escolas, faculdades e seminários sobre Historia de Rondônia, na capital e no interior do estado. Nas escolas e faculdades públicas essas palestras são inteiramente grátis. Além disso recebe diversas caravanas de outros municípios do Estado, que vem à capital conhecer um pouco mais da nossa historia.

É membro da Academia Rondoniense de letras, e em 2015 lançou seu primeiro livro de crônicas memorialistas, intitulado Doces Lembranças, o qual já esgotou e em breve será lançada sua segunda edição.

Recebeu homenagens e comendas do Governo do Estado de Rondônia, da Prefeitura Municipal de Porto Velho, da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, da Câmara de Vereadores de Porto Velho e do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Estado de Rondônia e da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná. 

Fonte: Portal Guajará

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)