Terça-feira, 6 de junho de 2017 - 17h12
Para quem mora em Porto Velho ou está de passagem na cidade e quer conhecer o surgimento da capital de Rondônia, poderá visitar a coleção de quadros sobre a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que de origem à cidade.
A coleção conta com 20 quadros e ficará exposta na Casa da Cultura Ivan Marrocos. A origem de exposição “Trilhos do Tempo”, que acabara de passar pelo estado de Mato Grosso, durou cerca de quatro anos para ser finalizada.
O artista plástico Amaury Dantas pintou os quadros com imagens do fotógrafo oficial da construtura, Dana Merril, disponibilizadas pelo escritor do livro “A Ferrovia do Diabo”, Manuel Rodrigues Ferreira.
“Durou 4 anos, pois quando tive o contato com as imagens vi que elas eram em preto e branco e tive que fazer o trabalho de pesquisa para saber quais as cores usavam na época”, diz Amaury. De acordo com o artista, na época tiveram vários povos aqui no estado, como asiáticos, barbadianos e povo Hindu como poderá se ver em um dos quadros.
Com apoio dos governos de Rondônia e de Mato Grosso, e as prefeituras de Mirassol D’Oeste e de Porto Velho e curadoria de Margot Paiva, os quadros levam a história passo a passo que vão desde o primeiro contato que os construtores da ferrovia tiveram com o povo da Vila Teotônio.
Com entrada gratuita, os quadros além de dar asas a imaginação, também fortalece o conhecimento histórico.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia
A questão da ética na politica
Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais
O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos
Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n
Mutirão de Saúde: a melhor solução
De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re
A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia
É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior. Rece