Sexta-feira, 2 de outubro de 2015 - 09h20
O Advogado José Guedes, ex-Prefeito, ex-Vereador e ex-Deputado Federal Constituinte, atendendo convite do Presidente do PSDB de Jarú, João Gonçalves Jr, realizou palestra de Formação Política a pré-candidatos a Vereadores sobre o tema História Política no Brasil e as Constituições Brasileiras.
Guedes iniciou sua palestra afirmando que estamos sob a égide da 7ª Constituição brasileira e que a primeira em 1824, ainda no período imperial, foi responsável pela integridade do território nacional ao asseverar o Estado Uno e primeira do mundo a inscrever uma declaração dos direitos do homem brasileiro e estrangeiro residente no país.
O Constituinte de 1988 lembrou que a Constituição de 1891 foi consequência da criação da República, com o chefe do executivo eleito diretamente, quando também pôs fim ao voto vinculado ao poder econômico e suprimiu as penas de Galés (trabalho forçado), de banimento judicial e de morte.
O Palestrante ressaltou que foi a Constituição de 1934 que criou a Justiça Eleitoral independente, introduziu o voto feminino, o voto secreto, definiu a jornada de trabalho em 8 horas e estabeleceu o salário mínimo.
Guedes disse também que a constituição de 1937 foi ditatorial e que a de 1946 restituiu os direitos e garantias individuais como também restabeleceu a eleição direta para Presidente da República, entretanto o Brasil volta a viver período de escuridão democrática com a constituição de 1967 emendada em 1969, em consequência do regime militar implantado em 1964.
O Constituinte de 1988 ponteou as principais conquistas da atual Constituição, tais quais o restabelecimento da democracia, o estabelecimento de percentuais mínimos a serem aplicados na educação e no desenvolvimento regional e um título especialmente para inserir os Direitos e Garantias Fundamentais, um dos mais avançados em todo o mundo.
Ele acrescenta que merece destaque a autonomia garantida ao Ministério Público; a competência do Estado na defesa ao consumidor; a pensão por velhice e por incapacidade para o trabalho, independentemente de contribuição previdenciária.
Porém, o ponto alto da palestra foi a convocação geral para que todos trabalhem com destemor para restabelecer a confiança popular na política e nos políticos por meio do exercício da ética no trato da coisa pública, enfatizando que um honesto corajoso tem o poder de mudar a história do Brasil.
Ao final o anfitrião, João Gonçalves Jr, declarou que o PSDB está investindo na formação política porque “Precisamos de políticos com conhecimento para trabalhar para a população” e elogiou a parceria do Instituto Teotônio Vilela – Seção de Rondônia, dirigida por Aparício de Carvalho.
O governo Marcos Rocha tornou-se alvo preferencial de críticas as mais variadas. Algumas, justificáveis, pois carregam na sua essência o bem-estar d
A questão da ética na politica
Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais
O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos
Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n
Mutirão de Saúde: a melhor solução
De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re