Segunda-feira, 18 de outubro de 2010 - 07h19
O Google lançou oficialmente no Brasil o Google Street Viewno final do mês de setembro. O novo recurso transcende os limites do tradicional Google Maps e torna a simples busca de um endereço ou localidade em uma atividade de voyeur, já que ele traz para a tela do internauta uma visão panorâmica das ruas e avenidas através de imagens capturadas por veículos ao nível do solo.
Para aguçar a curiosidade e a vontade de navegar online pelas ruas de São Paulo, por exemplo, o buscador utiliza o “Pegmen” como um dos principais personagens de marketing digital. O objetivo é de achar um boneco estático em meio à realidade virtual. Mais tarde, muito provavelmente, o Google passará a usar esse tipo de recurso para campanhas empresariais e de mídias sociais. É só dar tempo ao tempo.
Muito mais que disponibilizar um novo serviço online para as primeiras 51 cidades mapeadas, o Google dá mostras de sua força e precisão comercial, ao firmar uma parceria com a Fiat, que possibilitou todo o transporte de navegação.
A operação torna disponível na internet imagens de fachadas e pedestres nas ruas e até já ajudou a solucionar alguns crimes. O serviço ainda é criticado em alguns países por fornecer imagens e localizações como bases militares. Na República Tcheca, por exemplo, as autoridades impediram que o Google continuasse a coletar imagens para atualizar o Street View.
Enquanto empresas e usuários se voltam às questões sociais e polêmicas, como a invasão da privacidade das pessoas, o maior buscador da internet se prepara para dar um do que pode ser o maior passo já dado na história da empresa.
O Google deixou escapar que está desenvolvendo um software para que os automóveis possam se locomover sem a necessidade de um motorista. A empresa contratou a Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency), uma entidade governamental que realiza pesquisas para fins militares e que organiza corridas com veículos autônomos.
O teste já foi realizado com seis Toyotas e um Audi, com resultados que foram considerados muito positivos, já que todos os veículos percorreram mais de 224 quilômetros.
Para isso, os veículos utilizaram uma combinação de câmeras de vídeo, sensores de radar e telêmetro guiado por laser, para analisar tráfego e detectar pedestres. Enquanto isso, mapas detalhados permitem que o carro vá até o seu destino.
Notaram??? Mapas detalhados permitem que o carro vá até o seu destino. Ou seja... em um futuro próximo e com o sistema tecnológico perfeitamente estruturado, o Google terá condições de lançar esse software a todas as montadoras do mundo, com valores jamais imaginados, para uma estrutura que partiu única e exclusivamente da internet.
E, toda essa transformação e planejamento pode ter saído de uma simples idéia de mapear os principais centros comerciais do mundo, justamente onde deve ser dado início à comercialização desses “automóveis inteligentes”, já que são nessas cidades mapeadas que o fluxo econômico tem um maior poder.
São estratégias de uma empresa que lança sistemas curiosos e divertidos, mas que tem um fundo econômico jamais imaginado por qualquer concorrente, que assiste de camarote essa empresa evoluir e tomar o mercado mundial sem qualquer obstáculo.
Como em outro grande passo, onde o Google anunciou que passará a medir a inflação tendo os preços vendidos pela internet como base. O chamado GPI (Índice de Preços Google, em português). A intenção não é de substituir, mas sim de auxiliar os analistas nas previsões sobre o comportamento de preços.
E você? O que acha do Google Street View? Entre em meu site e dê sua opinião: www.fabiogrinberg.com.br.
FONTE: FABIO GRINBERG
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