Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

FIM DE UM ANO DE DERROTAS E DE VITÓRIAS


 FIM DE UM ANO DE DERROTAS E DE   VITÓRIAS - Gente de Opinião

Francisco das C. Lima Filho[1]

Chegamos ao final de mais um ano de lutas, derrotas, mas também de vitórias.

De fato, sob a perspectiva econômica, foi um ano de difícil e de muitos problemas para os brasileiros, enganados por promessas da senhora Presidente da República que curso da campanha eleitoral de 2014, para ganhar as eleições, infelizmente escondeu a verdade, pintando um quadro de normalidade e progresso que um mês após sua vitória, se mostrou não ser verdadeiro.

Durante todo o ano a situação foi se agravando cada vez mais e estamos terminando o ano com um alto e preocupante índice de inflação, recessão econômica e desemprego, deixando milhões de brasileiros sem maios de subsistência.

Enquanto isso, se assiste a uma surda luta pelo poder daqueles que eleitos pelo povo deveriam nele pensar e não em interesses pessoais mesquinhos e não raro imorais.

A Operação Lava Jato cada diz nos surpreende com novas revelações, escândalos e novos personagens envolvidos em atos de corrupção que nos envergonham, e muitos desses personagens, por incrível pareça, continuam no poder e não raro usando praticamente dos mesmos métodos condenáveis pelos quais estão sendo investigados ou processados, embora outros tantos estejam presos.

Mas, e ao mesmo tempo, devemos reconhecer a fortaleza da democracia e das instituições brasileiras, especialmente aquelas responsável pelo sistema de Justiça que têm sabido prudentemente dá as respostas que a nação delas esperava.  e isso é muito positivo.

Entretanto, urgem medidas no campo econômico para que seja debelada a inflação e haja investimentos capazes de permitir que o País recobre a credibilidade a fim de que sejam feitos investimos com a criação de emprego e trabalho para aqueles que foram atingidos pelas medidas de uma política econômica paternalista equivocada que deixou sem trabalho e renda milhões de brasileiros que hoje amargam sérias privações.

É hora de pensar no País deixando de lado divergências politoco-ideológicas e terminar, qualquer que seja o resultado, o processo de impedimento da Presidente da República e a questão que envolve o Presidente da Câmara dos Deputados,, pois só assim votaremos a ter paz e recobraremos o otimismo e a capacidade de crescimento.

Não podemos mais continuar a assistir espetáculos deprimentes e vergonhosos como aqueles protagonizado pelos membros do Conselho e Ética da Câmara dos Deputados que deveriam envergonhar seus partícipes.

O Colendo Supremo Tribunal, chamado a intervir no processo de impedimento da Presidente, num julgamento histórico de dois dias, estabeleceu as regras e os limites .Agora o Parlamento precisa assumir o seu papel e resolver esse impasse o quanto antes, seja para manter ou afastar a Mandatária da Nação. O que não se pode é continuar nessa surda luta por poder entre aqueles que defendem e os são contra o impedimento.

A nação não aguenta mais tantos atos indignos como aqueles que fomos obrigados a assistir nas duas última semana.

Temos um Constituição que precisa e deve ser seguida e respeitada, e isso o Colendo Tribunal deixou assentado na sexta-feira.

É hora de cumprir o mandamento constitucional. É isso que se espera daqueles que elegemos na doce esperança de que fossem tomar posse nos cargos para trabalhar em defesa da ordem, da democracia e do povo, e não para se apossarem desses mesmos cargos para defesa interesses pessoais menores.

Vamos aguardar o novo ano que se avizinha com a esperança de que o Brasil voltará a trilhar o caminho da ética, e do respeito. É isso que todos desejamos; . .



[1]Desembargador do TRT da 24a Região.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)