Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”


“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” - Gente de Opinião

Justificando irregularidades, uma autoridade suspende o pagamento de gratificação devida a servidores, mas, sem-cerimônia, nomeia para posto de mando um condenado. E o que dizer daquele dirigente acusado de fraudar a quantidade vagas de UTI para tornar menos rígidas as medidas restritivas de isolamento social. São exemplos de dois absurdos, para não carregar na adjetivação, mas a lista é extensa. Se cada um deles fosse citado, o espaço não seria suficiente para acomodá-los.

O mal de administradores da coisa pública consiste em não assumir a responsabilidade do que fizeram, ou deixaram de fazer. Alguns preferem cantar vantagens quando as coisas dão certo, mas não têm a humildade para reconhecer o fracasso ou eventuais irregularidades de que se revestem seus atos.

Não se diga, contudo, que esse tipo de conduta se restrinja a uma esfera de poder. Pelo contrário, os fatos estão ai para mostrar que eles alcançam todos os níveis, federal, estadual e municipal. Para aquilo que vai bem, o autoelogio, a publicidade oficial milionária, a incensar o dono do poder como o grande benfeitor; porém, para aquilo que vai mal, o silêncio, que mais se associa com cumplicidade, a fuga à responsabilidade ou as desculpas esfarrapadas, sem contar os que têm a cara de pau de atribuir o malogro ao azar, às circunstâncias, aos fatores externos e outras baboseiras do gênero.

É velho o dito popular que ensina faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Ao admoestar lideres religiosos de seu tempo Jesus falou: “Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem.
Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam”. Não deveria ser assim, mas é.
O filósofo e senador Marco Túlio Cicero disse que, se fosse preciso escolher entre três sentenças – cometer injustiças e não sofrê-las, cometê-las e sofrê-las, ou evitar ambas –, o melhor seria cometê-las impunemente. Tem gente que acha mais fácil apontar o dedo na direção do outro para condená-lo do que reconhecer suas próprias fraquezas. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O nascimento da consciência do Ocidente

O nascimento da consciência do Ocidente

Adão e Eva e os dois caminhos culturais do Ocidente e do Oriente Na narração de Adão e Eva expressa-se o nascimento da consciência do Ocidente mar

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)