Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Extravio ou violação de bagagens saiba com proceder - Por Nepomuceno

EXTRAVIO OU VIOLAÇÃO DE BAGAGENS SAIBA COMO PROCEDER


Quando planejamos uma viagem, seja a passeio ou a trabalho, confiamos que o serviço oferecido pela empresa aérea será prestado sem falhas. Despachamos nossa bagagem na certeza de retirarmos no destino final de forma segura. Assim, caso haja extravio ou violação, significa que ocorreu falha na prestação do serviço e consequentemente o dever de indenizá-lo. Mas, nem sempre a indenização é suficientemente capaz de reparar todos os transtornos causados, assim, o melhor é tomarmos alguns cuidados ao despachar nossas bagagens.

Com as novas regras bagagem até dez quilos podem ser levadas na cabine da aeronave. São consideradas bagagem de mão, porém, por medida de segurança não pode conter objetos cortantes, produtos inflamáveis ou explosivos. Nas viagens internacionais, frascos contendo líquidos com mais de 100 ml também não é permitido. Na dúvida, antes de viajar o ideal é consultar a empresa aérea pela qual vai viajar.
Quanto ao despacho de bagagem deve evitar colocar na mala objetos de valor tais como: jóias, dinheiro, celulares, notebooks, filmadoras etc. esses objetos devem ser carregados na bagagem de mão.

Para amenizar os riscos de extravio de bagagem o bom é comprar passagem de voos com conexão pela mesma empresa aérea. Evite a aquisição de passagem com conexão muito próxima, por exemplo, com menos de trinta minutos. Sempre que possível procure evitar fazer o despacho de sua bagagem muito em cima da hora do voo. Procure identificar sua mala com etiquetas, chaveiro, seu nome para evitar que ela seja levada por engano por outro passageiro.

Mesmo com todos os cuidados o consumidor deve se preparar para o pior, por isso, é bom levar uma muda de roupas e alguns produtos de primeira necessidade na bagagem de mão. É bom tirar uma foto da mala aberta para mostrar o que tem dentro, bem como, levar na bagagem de mão as notas fiscais dos produtos novos adquiridos na viagem.

Caso a bagagem seja extraviada a primeira providência é dirigir-se ao balcão da empresa e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem, sem como registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC- que fica dentro do próprio aeroporto. Em ambos os casos será necessário o comprovante de despacho de bagagem.

Caso a companhia aérea não entregar a bagagem imediatamente, o consumidor pode exigir uma compensação financeira no valor de trezentos e cinco reais para a compra de itens de primeira necessidade.

Autor. Agnaldo Nepomuceno
Fonte. Código de Defesa do Consumidor, http://www.anac.gov.br, conhecimentos diverso

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Verdades sinistras da política nuclear brasileira

Verdades sinistras da política nuclear brasileira

A Articulação 𝗔𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗰𝗹𝗲𝗮𝗿 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹𝗲𝗶𝗿𝗮 (AAB) dirigiu mensagem aos participantes da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, encerrada sexta-feira pas

Os 128 anos da ABL – Pela preservação e valorização da nossa literatura

Os 128 anos da ABL – Pela preservação e valorização da nossa literatura

Com grande orgulho, saúdo a Academia Brasileira de Letras – ABL, que no próximo dia 20 de julho celebrará seus 128 anos de fundação, sendo um verdadei

Governos que envergonham!

Governos que envergonham!

O jornalista e crítico social norte-americano Henry Louis Mencken, afirmou certa vez que “todo ser humano decente devia se envergonhar do governo q

Lembrai-vos do Iperon!

Lembrai-vos do Iperon!

O Ipam (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho) foi criado na administração do então prefeito Ch

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)