Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

ESTORVOS : VADE RETRO! Por Evandro Casagrande


Evandro Casagrande

Ninguém é estorvo por opção. Quem nasceu para complicar, embaraçar, criar obstáculos onde não deve, tem esse maldito traço de personalidade incrustrado em seu DNA.

Esse tipo de gente é uma desgraça para o mundo. Não existe para o bem de quem quer que seja. Do acordar ao deitar fica ruminando como prejudicar alguém. Estorvo não gosta do bem-estar alheio.ESTORVOS : VADE RETRO! Por Evandro Casagrande - Gente de Opinião

Desde logo devo dizer que o estorvo nem sempre quer se locupletar de seu ato danoso. Por vezes até dá a entender que sim, num processo chamado em psicologia de racionalização. Ou seja: como o sujeito não tem uma justificativa plausível para o mal que está fazendo ou tentando fazer, arranja uma ou várias, geralmente colocando-se na condição de vítima ou de alguém que visa o bem de outrem. Tudo mentira! O estorvo age simplesmente movido pela compulsão de prejudicar.

Sei que muitos leitores já concluíram que conhecem alguém com esse perfil. Quem não conhece? Esse espécime indigno de tudo, que somente merece rejeição, cuja presença, em qualquer ambiente, provoca repugnância, permeia a existência humana em todos os níveis sociais e intelectuais. São filhos das frustrações, uns derrotados por eles próprios. Essa é sua maior revolta, razão de suas investidas perniciosas.

Quem teve ou tem o desprazer de conviver com esse tipo de gente (gente?) certamente já se aborreceu muito. Porque nenhuma tentativa conciliadora que alguém possa empreender é capaz de mudar as atitudes maléficas desses crápulas. Mesmo que você seja daquelas pessoas com espírito elevado, calmo, dado a desconsiderar as ofensas que lhe fazem, e até perdoá-las, o estorvo não desistirá de você. Canalha desse naipe sempre estará de tocaia destilando o seu veneno para inoculá-lo quem estiver a seu alcance. Na condição de ser humano, é impossível que as pessoas atingidas por esses amorais consigam ficar impassíveis a esses atos praticados contra si por essa corja de invejosos peçonhentos.

Para não cometer desatinos contra o estorvo que lhe escolheu como vítima, o jeito menos desgastante de atenuar os atos maléficos por ele provocados é distanciar-se dele. Sabe-se, entretanto, que nem sempre isso é possível, porque o desgraçado pode fazer parte da nossa família, ser nosso vizinho, trabalhar no mesmo local onde trabalhamos, e assim por diante. Nessa situação, só lhe resta reagir de algum modo dentro dos limites que a lei permite: questione-o, denuncie-o, processe-o.

Uma coisa eu lhes garanto, se um estorvo resolver escolhê-lo para presa, você não precisará ir até o inferno para conhecer um filho do capeta. Vade retro!

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)