Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Dia de prestigiar o pequeno empreendedor


 
 Dia de prestigiar o pequeno empreendedor - Gente de Opinião
 
Gabriel Bocorny Guidotti
 
Bacharel em Direito e
estudante de Jornalismo
Porto Alegre – RS
 
 
 
 
Em evento cultural realizado neste ano, em Porto Alegre (RS), a holandesa Saskia Sassen, uma das sociólogas mais respeitadas do mundo, enfatizou a necessidade de reforçarmos os pilares de nossa sociedade, sobretudo pela voz que ecoa das zonas urbanas. Para tanto, ela ponderou um dado alarmante: entre 2013 e 2014, empresas multinacionais investiram cerca de 600 bilhões na compra de áreas dentro das 100 maiores cidades do mundo. O Objetivo? Criar polos de negócios, megaprojetos econômicos.
 
Ela cita o caso de Londres. “Os sheiks do Catar têm mais áreas no centro da capital do que a própria rainha da Inglaterra”, frisou. A crítica de Saskia é um tiro no coração do capitalismo pós-moderno. A postura predatória dos grandes empreendimentos, nacionais e estrangeiros, deixam as regiões urbanas densas, mortas. O desfecho é o afastamento dos pequenos empreendedores e o agravamento das desigualdades. Atento a essa realidade (também registrada em solo brasileiro), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) decidiu inovar. A segunda-feira (05) vai marcar o dia do #compredopequeno.
 
Os pequenos negócios movimentam a economia – produzem 27% do PIB e geram 52% dos empregos do Brasil. São mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas em todo o país. Atualmente, há cerca de 5,3 milhões de microempreendedores individuais e 4,2 milhões de produtores rurais. Além disso, os pequenos contribuem ao desenvolvimento das comunidades, produzem novos empregos e favorecerem a distribuição de renda. Em suma, oferecem uma perspectiva social de qualidade de vida.
 
Saskia Sassen acredita que a economia de uma cidade não se forma nos polos de megaprojetos, mas sim no ‘sujeito urbano’. Este sujeito seriam todas as pessoas que fazem a roda da cidade girar, que dão voz a ela. “Será que perdemos o dom da fala?”, questionou. Se depender da iniciativa do Sebrae, não. Nesta segunda, o brasileiro terá a oportunidade de dar uma chance às pequenas marcas, incentivando os enlaces do tecido social.
 
Quem empreende sabe quão difícil é manter uma empresa no Brasil, não apenas pelas condições de impostos e juros, mas pela concorrência desleal promovida pelos donos das grandes corporações. Comprar do microempreendedor incita a formação de novas amizades e estimula o ímpeto de novos negócios. Neste dia, portanto, colabore com o próximo. #compredopequeno e orgulhe-se disso.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)