Domingo, 23 de agosto de 2015 - 00h08
- Agrotóxicos aumentam Casos de câncer em RO
- Sesdec diz que há menos homicídios mas insegurança só aumenta
- MP premia aluna de Machadinho por frase sobre Dia da Árvore
- Morreu a Urutau, a ave fantasma, em Cacoal
EDITORIAL
Deputados estaduais ou vereadores de luxo?
Quando alguém diz que na Assembleia Legislativa há deputados fazendo a vez de “vereadores de luxo” – quer dizer: ganhando vencimentos e benesses inerentes aos contracheques dos 21 homens e três mulheres com assento na “Casa do Povo”, eles preferem discursar em torno de questões de responsabilidade dos vereadores do que tratar dos grandes assuntos de interesse estadual.
Vide, por exemplo, a questão do garimpo em frente a Porto Velho, com zero de citação pelos deputados, inclusive com ausência de posicionamento dos deputados residentes efetivamente, e eleitos, pela Capital – o que pode levantar até certas suspeitas sobre os motivos do mutismo.
Poderiam também levar mais a sério a questão da falência total da confiança do cidadão nos organismos de Segurança do Estado; ou o corte de 3 bilhões do FNO, o que representa um golpe enorme na economia regional; ou a ameaça representada pelos búfalos na Fazenda Pau d’Óleo que podem se transformar em transmissores de doenças colocando em risco o rebanho bovino do Estado, milhões de animais, forte vetor do nosso agronegócio.
A lista é grande, mas os deputados preferem falar de assuntos do âmbito de vereadores, ou dar moção de aplauso a servidores públicos porque cumprem suas obrigações legais, o que acaba gerando conversas de corredores sobre os motivos dessas “moções”.
Veja-se o que aconteceu nesta sexta-feira quando houve uma – mais uma – audiência pública para tratar de uma escola municipal voltada para atendimento a pessoas surdas. Vamos por partes: a escola, sendo municipal, fica fora da competência da Assembleia. Mas, ainda admitindo que a discussão acontecesse, há outro fator a ser considerado.
Por que os deputados não discutiram também a situação em que se encontra o Cene – Centro de Ensino Especial, escola do Estado, localizada na Avenida Amazonas, em Porto Velho, onde não se atende apenas a surdos, mas a pessoas com “n” outras deficiências e que precisa muito de melhor apoio – ainda recentemente os estudantes não podiam ir para o Cene porque faltava transporte, e isso é só para dar uma amostra, apesar do esforço da direção, do corpo docente, dos funcionários e dos pais.
Sem se voltarem para os grandes problemas do Estado, os deputados estaduais estarão mesmo agindo apenas como “vereadores de luxo”, o que, é justo que se diga, não é novidade trazida pela legislatura atual. Mas isso não justifica, também, que os estaduais, atuais, sigam o mesmo caminho errado dos que os antecederam.
Considere-se dito!
.
O governo Marcos Rocha tornou-se alvo preferencial de críticas as mais variadas. Algumas, justificáveis, pois carregam na sua essência o bem-estar d
A questão da ética na politica
Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais
O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos
Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n
Mutirão de Saúde: a melhor solução
De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re