Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Curso gratuito ensina como alfabetizar autistas



O processo de aprendizagem de toda pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é sempre mais difícil. Pensando em ajudar pais e capacitar profissionais da educação, a Neuro Saber irá realizar um curso totalmente gratuito e on-line, dos dias 5 a 9 de dezembro, sobre o processo de alfabetização para crianças com TEA.

As aulas serão ministradas pela psicopedagoga Dra. Dayse Serra. Durante o programa, a especialista dará dicas, exercícios e atividades práticas com a proposta de estimular o processo de aprendizado de autistas, além de informar mais detalhes sobre as dificuldades comuns impostas pelo transtorno e a importância de alfabetizar crianças com o TEA.

Segundo a psicopedagoga, a forma como o autista pensa é diferente, por isso é fundamental respeitar o tempo deles de aprendizado. Por exemplo, ela explica que muitas vezes o aluno com TEA não consegue compreender explicações da professora devido às dificuldades na forma de falar, de expressar emoções, de entender linguagem subliminar, expressões faciais e até em mudanças de tom da voz.

- Geralmente, o autista não consegue entender, por exemplo, o signo linguístico nem o que é uma representação da comunicação. Isso torna o ensino mais trabalhoso, no entanto necessário. A alfabetização dessas crianças vai além de facilitar um diálogo, traz mais qualidade de vida para elas e para as pessoas próximas - relata.

Os interessados devem realizar as inscrições para a semana da Alfabetização no TEA pelo endereço (http://neurosaber.semanaalfabetizacaonotea.com.br/inscreva-se).

Sobre a Dra. Dayse Serra:

Com Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio, Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE  e com graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990), Dayse Serra é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família, Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Joyce Nogueira
 

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.