Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Corpo de Bombeiro orienta população sobre cuidados na hora de soltar fogos de artifícios



O Corpo de Bombeiro Militar (CBM) faz um alerta à população com relação aos cuidados com as queimas de fogos de artifícios nesta época do ano, em função das festas juninas, onde os riscos de acidentes com fogos aumentam. As maiores preocupações são os rojões e os shows pirotécnicos.

Gente de Opinião

Bombeiro alerta para cuidados com fogos de artifício

Com relação aos rojões, o capitão Andrade Júnior, da Diretoria de Estudos Técnicos do Corpo de Bombeiro, explicou que somente adultos podem soltar, observando a distância de 50 metros de edificações, rede elétrica, árvores e principalmente aglomeração de pessoas.

Ele lembrou que a venda de fogos de artifícios para criança e adolescente é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Os comerciantes não podem vender artefatos com maior potencial explosivo, como a pólvora e rojões para pessoas que têm menos de 18 anos.

Com relação ao manuseio dos fogos, ele alerta que é bom verificar que eles tenham uma base para evitar que as pessoas queimem as mãos; manter um balde de água próximo ao local da queima para colocar os rojões que falharem.

Outra situação são os shows pirotécnicos, que somente devem acontecer com autorização do Corpo de Bombeiros, que exige apresentação do documento do profissional responsável pelo show, principalmente o curso de “blaster Pirotécnico”, que habilita os profissionais para manuseio em fogos de artifícios; e a autorização da Delegacia Especializada em Controle de Armamento, Munição e Explosivo (Decame).

O Corpo de Bombeiros além de emitir um protocolo que autoriza os shows pirotécnicos, também faz a vistoria no local apresentado para conferir a presença do blaster. “As pessoas que irão participar de shows pirotécnicos devem se certificar se aquele evento tem mesmo a autorização do Corpo de Bombeiros”, alertou capitão Andrade.

O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões e cortes. Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, cobrir o ferimento com pano úmido e limpo e procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível.

Em casos mais graves as pessoas devem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros, através do telefone 193 ou 192 que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A importância de se criar o Conselho de Assistência Médica

A importância de se criar o Conselho de Assistência Médica

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (IPAM) possui o Conselho de Previdência, um órgão coleg

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam

Com o final da Operação Sutura, realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público de Rondônia, identificando responsáveis de possív

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira

O Indivíduo na sociedade e a sociedade no indivíduo: Ninguém se pensa sozinho Não existe um “eu” puro fora do “nós”, nem um “nós” abstrato que dispens

Ipam é alvo de operação policial

Ipam é alvo de operação policial

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (Ipam) voltou ao noticiário. Não, evidentemente, pela q

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)