Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Como está a reputação digital da sua empresa?


 
*Luiz Alberto Ferla

É cada vez maior o número de empresas que enxergam a importância das redes sociais nas suas estratégias de comunicação. Mesmo porque a presença online em canais como Twitter, Facebook e Orkut é considerada atualmente a vitrine da organização junto ao consumidor final. No entanto, a maioria delas ainda esquece que desenvolver um elaborado plano de ação digital não envolve apenas a alimentação dos canais com notícias institucionais e de mercado. É preciso haver uma estratégia global quando o assunto é a exposição nas redes sociais.

Um ponto muito importante para que o trabalho na web seja bem sucedido depende, por exemplo, do correto monitoramento da marca nas redes sociais. Ou seja, saber o que os clientes, funcionários e até mesmo concorrentes têm falado sobre a empresa no Twitter pode ser fundamental para preservar a reputação online de uma empresa. Uma crítica publicada na web pode ganhar força e impactar diretamente as vendas de um determinado produto.

Esse pensamento deve ser levado em consideração por todo empresário, mesmo porque o Brasil é o País que mais faz uso das redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, 86% dos brasileiros conectados à internet estão presentes nas redes sociais. Esse número tão expressivo demonstra que um verdadeiro exército de consumidores está presente nas comunidades do Orkut, do Facebook, no Twitter e nos fóruns de discussão trocando informações sobre produtos e serviços que podem ter a ver com a sua empresa.


Boca a boca na web

Ter essa preocupação é fundamental nos dias de hoje, já que é a web a principal fonte de pesquisa na qual os consumidores recorrem antes de fazer uma compra. E essa facilidade de expor opiniões nas redes sociais faz do consumidor um propagandista em potencial, capaz de impactar tendências, estimular críticas de forma a influenciar positiva ou negativamente a venda de um produto ou serviço.

Diante dessa realidade é essencial que o empresário esteja aberto a este tipo de relacionamento digital, criando assim a oportunidade de resolver problemas internos ou corrigir a tempo uma informação maliciosa com o objetivo de preservar a imagem e reputação da companhia. Agindo dessa forma, a boa imagem da empresa no ambiente online estará assegurada.

*Luiz Alberto Ferla é CEO da Talk Interactive, empresa especializada em relacionamento digital. É engenheiro pós-graduado em planejamento estratégico.


Fonte: Beatriz Camargo - Cia da Informação
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)