Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Como está a reputação digital da sua empresa?


 
*Luiz Alberto Ferla

É cada vez maior o número de empresas que enxergam a importância das redes sociais nas suas estratégias de comunicação. Mesmo porque a presença online em canais como Twitter, Facebook e Orkut é considerada atualmente a vitrine da organização junto ao consumidor final. No entanto, a maioria delas ainda esquece que desenvolver um elaborado plano de ação digital não envolve apenas a alimentação dos canais com notícias institucionais e de mercado. É preciso haver uma estratégia global quando o assunto é a exposição nas redes sociais.

Um ponto muito importante para que o trabalho na web seja bem sucedido depende, por exemplo, do correto monitoramento da marca nas redes sociais. Ou seja, saber o que os clientes, funcionários e até mesmo concorrentes têm falado sobre a empresa no Twitter pode ser fundamental para preservar a reputação online de uma empresa. Uma crítica publicada na web pode ganhar força e impactar diretamente as vendas de um determinado produto.

Esse pensamento deve ser levado em consideração por todo empresário, mesmo porque o Brasil é o País que mais faz uso das redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, 86% dos brasileiros conectados à internet estão presentes nas redes sociais. Esse número tão expressivo demonstra que um verdadeiro exército de consumidores está presente nas comunidades do Orkut, do Facebook, no Twitter e nos fóruns de discussão trocando informações sobre produtos e serviços que podem ter a ver com a sua empresa.


Boca a boca na web

Ter essa preocupação é fundamental nos dias de hoje, já que é a web a principal fonte de pesquisa na qual os consumidores recorrem antes de fazer uma compra. E essa facilidade de expor opiniões nas redes sociais faz do consumidor um propagandista em potencial, capaz de impactar tendências, estimular críticas de forma a influenciar positiva ou negativamente a venda de um produto ou serviço.

Diante dessa realidade é essencial que o empresário esteja aberto a este tipo de relacionamento digital, criando assim a oportunidade de resolver problemas internos ou corrigir a tempo uma informação maliciosa com o objetivo de preservar a imagem e reputação da companhia. Agindo dessa forma, a boa imagem da empresa no ambiente online estará assegurada.

*Luiz Alberto Ferla é CEO da Talk Interactive, empresa especializada em relacionamento digital. É engenheiro pós-graduado em planejamento estratégico.


Fonte: Beatriz Camargo - Cia da Informação
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Exame da OAB: 31 Anos de Caça-Níqueis — Hora de Garantir o Diploma de Advogado Já!

Exame da OAB: 31 Anos de Caça-Níqueis — Hora de Garantir o Diploma de Advogado Já!

"A sabedoria muitas vezes chega tarde, mas não se deve rejeitá-la por isso." — Felix FrankfurterHá exatos 31 anos, vigora no Brasil um dos mecanismos

Bons conselhos precisam ser ouvidos e seguidos

Bons conselhos precisam ser ouvidos e seguidos

Diz o dito popular que, “se conselho fosse bom não se dava, vendia”, como se as boas orientações não tivessem nenhum valor, não fossem úteis, e, por

Nos tempos da palmatória e do carroço de milho

Nos tempos da palmatória e do carroço de milho

Se você tem sessenta anos ou mais sabe do que eu estou falando. Antigamente, o professor era uma figura admirada e respeitada pelos alunos, pelos pa

O espetáculo grotesco da suposta “rachadinha”

O espetáculo grotesco da suposta “rachadinha”

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCERO) tem realizado ações com a finalidade de conscientizar e orientar gestores da coisa pública e agentes políti

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)