Quarta-feira, 5 de agosto de 2015 - 17h30
Neste livro polêmico e revelador, o veterano especialista em campanhas eleitorais Chico Santa Rita, mais de 150 campanhas em 40 anos (agora em parceria com a historiadora e cientista política Fernanda Zuccaro), nos surpreende com uma análise provocante: Dilma Rousseff não deveria ter sido reeleita, tal era a rejeição de seu governo, e acabou vencendo não pelas qualidades que não possuía, mas pelos descomunais erros das campanhas de seus adversários Aécio Neves e Marina Silva.
Chico e Fernanda Zuccaro lembram que menos de seis meses antes da votação que elegeu Dilma nenhum candidato era favorito, mas ela – tendo em vista as pesquisas que mostravam rejeição aos resultados de programas governamentais – deveria perder. Marina (primeiro turno) e Aécio (segundo turno) começaram na frente, mas com marketing deficiente diante da eficiência profissional que acabou levando Dilma à vitória.
Todas as campanhas – afirmam os autores – tiveram “desvios de conduta”, com exageros, mentiras e até “deturpações criminosas” dos acontecimentos. “É condenável que a moral e a ética tenham sido deixadas de lado”, afirmam – mas é assim que as coisas funcionam hoje e foi também por isso que Dilma ganhou. Talvez por isso – ou com certeza por causa disso – ela tem enfrentado, depois da posse, as terríveis dificuldades e rejeições que têm tornado um verdadeiro martírio o seu governo.
OS AUTORES
CHICO SANTA RITA é jornalista e publicitário, pioneiro do marketing político no Brasil. Está em campo desde a primeira eleição (1976) após a redemocratização. Nesses anos foram em torno de 200 trabalhos em todos os níveis políticos. Ele atuou como coordenador de campanhas eleitorais, consultor de imagem de governos e de corporações políticas, com destaque para as campanhas do Presidencialismo no plebiscito de 1993 e do “Não” no referendo sobre a proibição da venda de armas em 2005. Trabalhou na editora Abril e na TV Globo, entre outra empresas de comunicação. Para mais detalhes veja o site www.chicosantarita.com.br.
FERNANDA ZUCCARO é historiadora pela PUC-SP (2002), com especialização em Administração pela FGV/SP (2004) e em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA – USP (2009). Atua na área de marketing político e comunicação eleitoral e governamental há mais de dez anos, em diferentes níveis de campanhas para candidatos a cargos proporcionais, bem como para campanhas para prefeito, governador e entidades públicas e privadas. Exerce a função de Diretora de Operações da Chico Santa Rita & Associados, uma das mais prestigiadas agências especializadas em marketing político no Brasil e na América Latina.
Lançamento do livro:
Segunda-feira, 17 de agosto
18:30
Loja principal – Piso do Teatro
LIVRARIA CULTURA - CONJUNTO NACIONAL
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável
Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar
Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo
A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz
Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)