Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

'Como Aécio & Marina ajudaram a eleger Dilma'



Neste livro polêmico e revelador, o veterano especialista em campanhas eleitorais Chico Santa Rita, mais de 150 campanhas em 40 anos (agora em parceria com a historiadora e cientista política Fernanda Zuccaro), nos surpreende com uma análise provocante: Dilma Rousseff não deveria ter sido reeleita, tal era a rejeição de seu governo, e acabou vencendo não pelas qualidades que não possuía, mas pelos descomunais erros das campanhas de seus adversários Aécio Neves e Marina Silva.

Chico e Fernanda Zuccaro lembram que menos de seis meses antes da votação que elegeu Dilma nenhum  candidato era favorito, mas ela – tendo em vista as pesquisas que mostravam rejeição aos resultados de programas governamentais – deveria perder. Marina (primeiro turno) e Aécio (segundo turno) começaram na frente, mas com marketing deficiente diante da eficiência profissional que acabou levando Dilma à vitória.

Todas as campanhas – afirmam os autores – tiveram “desvios de conduta”, com exageros, mentiras e até “deturpações criminosas” dos acontecimentos. “É condenável que a moral e a ética tenham sido deixadas de lado”, afirmam – mas é assim que as coisas funcionam hoje e foi também por isso que Dilma ganhou. Talvez por isso – ou com certeza por causa disso – ela tem enfrentado, depois da posse, as terríveis dificuldades e rejeições que têm tornado um verdadeiro martírio o seu governo.
 
OS AUTORES
 
CHICO SANTA RITA é jornalista e publicitário, pioneiro do marketing político no Brasil. Está em campo desde a primeira eleição (1976) após a redemocratização.  Nesses anos foram em torno de 200 trabalhos em todos os níveis políticos. Ele atuou como coordenador de campanhas eleitorais, consultor de imagem de governos e de corporações políticas, com destaque para as campanhas do Presidencialismo no plebiscito de 1993 e do “Não”  no referendo sobre a proibição da venda de armas em 2005. Trabalhou na editora Abril e na TV Globo, entre outra empresas de comunicação. Para mais detalhes veja o site www.chicosantarita.com.br.

FERNANDA ZUCCARO é historiadora pela PUC-SP (2002), com especialização em Administração pela FGV/SP (2004) e em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA – USP (2009). Atua na área de marketing político e comunicação eleitoral e governamental há mais de dez anos, em diferentes níveis de campanhas para candidatos a cargos proporcionais, bem como para campanhas para prefeito, governador e entidades públicas e privadas. Exerce a função de Diretora de Operações da Chico Santa Rita & Associados, uma das mais prestigiadas agências especializadas em marketing político no Brasil e na América Latina.

Lançamento do livro:

Segunda-feira, 17 de agosto
18:30
Loja principal – Piso do Teatro
LIVRARIA CULTURA - CONJUNTO NACIONAL

 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)