Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

CARLINHOS MARACANÃ: A ECONOMIA DO CARNAVAL


 

Todos os anos quase que no mesmo período nós temos carnaval no Brasil e lógico em Porto velho e todo ano temos novidades com taxas, impostos emolumentos dentre outros.

A cada ensaio de blocos ou bandas um número considerável de pessoas se beneficiam dessas festas, quem vende churrasquinho comprou cerne em algum mercado ou casa de carne, pagou por isso, os espetos de madeira são vendidos em várias casa comerciais, ele pagou por isso, o guardanapo de papel é encontrado em quase tudo quanto é lugar, também alguém pagou por isso, e por vai, é a cerveja, a água, o refrigerante, algodão, bexigas, pisca-pisca enfim.

A quantidade de barracas dentro e fora dos limites de cada um são inúmeras, gerando renda e ocupação, os catadores de latinhas se desdobram para juntarem uma quantida que lhes proporcionam algum din-din.

Tudo isso é renda, seguranças, banheiros químicos, grupos musicais, cordeiros, iluminação, tudo é pago pelos responsáveis por essas festas, gerando renda.

As escolas de samba são outras grandes fontes de renda.

Serralheiros, artesãos, carpinteiros, ajudantes, sem falar no material de reposição de instrumentos e nos próprios, que furam durante os ensaios, costureiras, vigias, restaurantes que vendem marmitex para os barracões, empurradores de carrros alegóricos, percussionistas, cantores, músicos, carros de som, e material de fantasias comprados nas lojas do ramo, tudo comprado á vista ou em crédito aberto pela Federação das Escolas de Samba, (FESEC). 

É dinheiro circulando na cidade, é a economia do carnaval, fazendo caixas, depois das festas de final de ano.


Será que ninguém está vendo isto?

É preciso uma compreensão sobre a economia do carnaval, antes de pensar na arrecadação, não é preciso ser economista para perceber, que o carnaval traz divisas e gera emprego e renda, sem ele, o carnaval, imagina como estaria a cidade depois de tantos gastos e aguardando o dia do pagamento do mês mais longo do ano.
Carnaval é coisa séria!

Fonte: Carlinhos Maracanã/Agitador Cultural.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A voz que não se apaga (1)

A voz que não se apaga (1)

Lisboa, dezembro de 2024. No Parque das Nações, onde a Expo outrora prometeu um mundo sem fronteiras, ergue-se agora um cubo de vidro fumado. Dent

Rocha não está politicamente morto

Rocha não está politicamente morto

Não tenho procuração (nem quero) para defender o governador Marcos Rocha. Acho que já tem muita gente ganhando para fazer isso, mas se você acredita

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)