Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Brasileiros saem às ruas do país para pedir liberdade


Brasileiros saem às ruas do país para pedir liberdade - Gente de Opinião

Enrolados na Bandeira Nacional, milhares de brasileiros saíram às ruas do país nesta terça-feira (7), não para protestar contra os aumentos nos preços do litro da gasolina, do botijão de gás, do quilo do tomate, do abacate, ou coisa do gênero, como seria convencional esperar, mas para pedir liberdade. Não houve registros de violência. Tudo transcorreu em clima de normalidade, como manda o bom-senso. 

O alvo dos protestos tem nome e endereço: Supremo Tribunal Federal (STF), que fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Setores da sociedade não andam satisfeitos com algumas decisões emanadas da mais alta corte do país, e exigem uma mudança de postura de alguns de seus membros. Foi uma manifestação como poucas vezes se viu na história. Espera-se que as vozes roucas das ruas ecoam nos palácios e ambientes confortáveis e refrigerados da República e, consequentemente, produzam resultados benéficos à sociedade. 

O Brasil vive uma situação extremamente delicada de sua história. A harmonia entre os poderes acabou dando lugar a disputas pessoais que em nada contribuem para sairmos da crise politica e social que atravessamos; pelo contrário, só agrava ainda mais o quadro de dificuldades. A função pública vem sendo usada por alguns como arma política, justificando o seu uso soberano por parte de seus titulares eventuais, nem sempre dentro da órbita das suas faculdades legais. 

O Brasil precisa da união de todos os seus filhos, principalmente nesse momento difícil da vida nacional, e não de divisionismos. Urge pensar mais nos interesses da Nação e menos nos próprios interesses. É preciso dar mais de si, em termos de renúncia, de trabalho, de humildade e de criatividade para a solução dos problemas que afligem todas as gentes. Sem isso, não haverá paz social. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Como o globalismo liberal e as migrações transnacionais desafiam o modelo constitucional do Estado-nação.... As vagas migratórias contemporâneas dif

O MP-RO e a sociedade Por Valdemir Caldas

O MP-RO e a sociedade Por Valdemir Caldas

Hoje, deixo de lado a seara política, com seus vícios e mazelas condenáveis, para destacar a atuação proficiente do Ministério Público de Rondônia (

Zezé di Camargo: É o amor!

Zezé di Camargo: É o amor!

O cantor sertanejo Mirosmar José de Camargo, mais conhecido como Zezé di Camargo, já emplacou muitos sucessos no Brasil cantando com o seu irmão Luc

Quando a crítica se torna «populismo»

Quando a crítica se torna «populismo»

Imigração, Democracia e a Crise da Honestidade política na EuropaO debate sobre imigração na Europa entrou numa fase preocupante. Não porque faltem da

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)