Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Brasil – Portugal: onde Estácio de Sá me levou


João Baptista Herkenhoff

Por um desses caminhos que a vida oferece, sem que saibamos explicar a razão, estou trabalhando, presentemente, numa faculdade que tem o nome de Estácio de Sá, o português que fundou a cidade do Rio de Janeiro e inscreveu seu nome em nossa História.

Estácio de Sá veio para as terras brasileiras, a serviço da Coroa Portuguesa, quando franceses e portugueses lutavam, militarmente, para ter o domínio do Brasil nascente.

Estou empenhado num projeto centrado na Cultura Brasileira e na vocação que sinto haver, tanto no Brasil, quanto em Portugal, para o desenvolvimento de um sadio intercâmbio.

Eis o roteiro de nosso trabalho, em fase de elaboração.

1. Os diversos conceitos de cultura. O conceito de cultura que adotaremos no nosso itinerário intelectual e os objetivos desse itinerário. Por que é importante, tanto para os brasileiros, quanto para os portugueses, uma iniciação ao estudo da Cultura Brasileira.

2. Se existe uma Cultura Brasileira e quais as notas que distinguem essa cultura. Cultura Brasileira e culturas regionais do Brasil. Alguns aspectos da Cultura Brasileira – música, artes em geral, criações do pensamento, o Carnaval, o futebol. Aspectos das culturas regionais brasileiras: o carioca, o paulista, o gaúcho, o capixaba, o baiano, o mineiro, o pernambucano, o potiguar etc.

3. Podemos dizer que existe uma “alma brasileira”? Cultura brasileira e alma brasileira. Características da alma brasileira.

4. Influência de Portugal na cultura brasileira e na alma brasileira. Cidades “portuguesas” no Brasil.

5. Contribuição que o Brasil pode dar para o perfil de uma civilização humanitária.

6. Possibilidades de cooperação entre Brasil e Portugal na construção de um mundo sem barreiras, sem preconceitos, sem ódios, endereçado à paz e à fraternidade.

São objetivos da tarefa a que nos entregamos:

a) despertar os leitores da versão final do texto para a importância da “Cultura Brasileira” e para o significado da atenção sempre mais constante dos portugueses para com o Brasil;

b) debater alguns dos aspectos mais relevantes relacionados com o tema;

c) mostrar a importância da solidariedade entre Brasil e Portugal na luta pela edificação de estruturas de Humanismo e Justiça Social no mundo;

d) cumpridas as etapas anteriores, espero que os leitores sejam capazes de ampliar os conhecimentos adquiridos por meio de leituras complementares, debates, reflexões, engajamento em ações coletivas.

Sou receptivo a sugestões que me sejam apresentadas e a subsídios que me sejam oferecidos.

É livre a divulgação ou reprodução deste texto, por qualquer meio ou veículo, inclusive através da transmissão de pessoa para pessoa.

Ofereço este projeto de pesquisa a quem queira realizá-lo antes que eu possa fazê-lo. Nesta hipótese tenho uma única exigência a formular: que seja registrada a autoria do projeto, onde quer que apareça, inclusive quando a versão final da pesquisa vier a ser publicada.

Seria sumamente gratificante para mim que mestrando ou doutorando de algumas das unidades da Faculdade de Sá espalhadas pelo Brasil viesse a executar a pesquisa.

Para saber mais sobre meu trabalho basta visitar minha homepage, indicada abaixo.

Para quem queira comunicar-se comigo ofereço o endereço eletrônico, a seguir.

João Baptista Herkenhoff, 76 anos, é Supervisor da Coordenação Pedagógica e Professor Pesquisador da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo, Brasil. Realizou pós-doutoramentos nos Estados Unidos (Wisconsin University) e na França (Université de Rouen). Foi professor universitário na cadeira de Cultura Brasileira. Visitou instituições culturais portuguesas. Escreveu quarenta e cinco livros. Uma de suas mais recentes obras é Filosofia do Direito (GZ Editora, Rio de Janeiro, 2010). Seus livros estão disponíveis em algumas bibliotecas de Portugal e em muitas bibliotecas brasileiras.

E-mail: jbherkenhoff@uol.com.br

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)