Quinta-feira, 5 de julho de 2012 - 20h38
O professor de História João Herberty Peixoto dos Reis, diretor presidente do IPAM - Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho é o entrevistado do Papo News desta semana.
Nascido em Humaitá, no Amazonas, filho caçula de uma numerosa família de sete irmãos vivos, sendo cinco mulheres e dois homens, Beto, como é mais conhecido, relembra no programa a origem humilde de sua família. Seu pai, Luís Cipriano dos Reis, já falecido, trabalhou como seringueiro e vigilante, e era natural da localidade de Namor, no baixo Madeira. “Quando namorava com minha mãe, ele remava por cinco horas para chegar na localidade de Três Casas, onde ela morava. Meu pai foi um dos pioneiros que trabalharam na linha de frente quando abriu-se a picada da estrada Porto Velho/Manaus”, recorda.
Sua mãe, Creuza Peixoto dos Reis, ainda reside em Humaitá. De dona de casa se tornou revendedora Avon para ajudar na renda familiar.
Beto veio para Porto velho em fevereiro de 1995 para buscar uma vaga na Universidade Federal de Rondônia. “Foi com o coração partido que deixei meus pais sozinhos em Humaitá”. Mas meus objetivos foram alcançados quando passei no vestibular da UNIR em 2007. Logo depois passei nos concursos para professor do estado, em 2007, e do município de Porto Velho, em 2009”, relembra.
Casando com Dayane Modesto de Brito, Beto tem 4 filhos: Iacy, Iasmim, Cauã e Letícia.
Em sua vida profissional destaca-se a participação na alfabetização de agricultores na linha 51 do Candeias do Jamari, sua experiência com educação infantil onde trabalhou com 25 crianças de 3 anos e sua eleição como diretor da Escola Castelo Branco onde aprendeu os fundamentos práticos da administração pública.
Militante político do Partido dos Trabalhadores trabalhou na coordenação das campanhas de Roberto Sobrinho para vereador em 1996, de Mauro Nazif para prefeito em 2000, e de Roberto Sobrinho para prefeito em 2004 e pra reeleição em 2008.
Pós graduado em Administração pública na Faculdade São Lucas, Beto se sente orgulhoso pelo trabalho que realiza à frente do IPAM, juntamente com sua equipe: “O Ipam representou um dos maiores aprendizados que eu já tive na minha vida, pois completou minha formação administrativa e me deu a oportunidade de trabalhar com uma equipe que reergueu aquele instituto, consolidando a previdência e assegurando a assistência médica aos seus segurados”, finalizou.
A entrevista vai ao nesta sexta-feira, às 11:00 horas na Record News, canal 58, e no sábado, às 12:30 horas, na TV Candelária, canal 11, com transmissão via satélite para todo o estado. Apoio cultural da Santo Antônio Energia.
Fonte: Sérgio Pires
Hospital Municipal: quando teremos?
Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o número de vagas no parlamento, passando de 513 para 531. Num país efetivamente sério mais representan
Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso
Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais
Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo
O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um